Pós-graduação é essencial para melhorar a remuneração

Pós-graduação é essencial para melhorar a remuneração

O diploma universitário há muito deixou de ser o diferencial para destacar-se no mercado de trabalho. Atualmente, diversos são os materiais que abordam a temática, como o produzido pela Catho (site de recolocação), que comprovam que o profissional especializado acaba conquistando mais destaque na corrida a uma vaga de emprego.

No cenário de crise atual, a pós-graduação vem a colaborar não apenas para evidenciar-se diante de uma seleção, mas, para aqueles que já estão inseridos no mercado, uma garantia maior de permanência em seus ofícios ou uma alavanca para galgar melhores remunerações.

Ainda que o estudante de pós-graduação não queira ou não conquiste um emprego formal, o investimento ocasionado pela capacitação abre portas para fontes alternativas de renda e um embasamento sólido.

Como ganhar mais no trabalho?

Não é apenas na recolocação no mercado de trabalho que uma especialização pode colaborar com a carreira do profissional, uma pós-graduação pode ajudar a um colaborador já inserido a manter-se na empresa e a escalar posições.

Para mostrar um exemplo, podemos citar a empresa que investe em sua própria equipe, estimulando-os a buscar uma especialização a fim de que estes ofereçam um trabalho mais atualizado às novas demandas. Para o funcionário, a vantagem além de ampliar seu conhecimento, reside na possibilidade de ampliar sua renda.

A formação continuada faz do pós-graduado um candidato mais qualificado para determinados cargos e consequentemente maior possibilidade de melhorar a remuneração, caso já esteja inserido em uma organização.

Leia também:

Segundo a Consultoria Produtive, uma promoção é mais possível quando o colaborador possui uma especialização. De acordo com sua pesquisa, os pós-graduados, em 2015, receberam um aumento de 14,1%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Este estudo ainda aponta que 17% dos pós-graduados conseguiram melhorar a remuneração.

Uma pós-graduação pode inclusive expandir os horizontes em ambientes que anteriormente não eram imaginados, desde outras áreas a serem exploradas, dentro e fora de sua graduação, como também oferecendo a possibilidade deste profissional tornar-se autônomo, prestando consultorias para empresas do sua área.

Melhorar a Remuneração

Pós-graduação, quais são as opções?

Para uma escolha certeira de pós-graduação, é necessário traçar um plano estratégico. É importante lembrar que suas escolhas devem ser pautadas não apenas no que o mercado tem-se mostrado promissor, mas em um conjunto que agregue a valorização de suas aptidões com as novas demandas de setor.

Neste sentido, as pós-graduações subdividem-se em dois tipos distintos, stricto sensu e lato sensu. A primeira delas abrange os mestrados e doutorados; a segunda, traduz-se em sentido amplo e contemplam as especializações e MBAs.

No mestrado e doutorado o aluno dedica-se comumente à carreira acadêmica, ou seja, na produção de pesquisas da área ou na obtenção de um diploma que permita o exercício de licenciatura em universidades. Mas não raro, este profissional pode ser encontrado em empresas e organizações que exijam tal modalidade profissional.

As especializações ou MBAs possuem enfoque em determinadas áreas de atuação que exigem um detalhamento ou enriquecimento de aptidões para um exercício exímio. É essa modalidade que geralmente assegura a um profissional qualificar-se diante de uma nova ramificação de sua graduação, ou na atualização de seu currículo.

Para fazer a escolha certa!

A fim de que a busca pela capacitação seja a melhor possível, a principal dica é pesquisar bastante. Não apenas os cursos de seu interesse, mas desbrave as respectivas grades curriculares, possibilidades de remunerações, sua identificação pessoal com as opções e tempo de duração, tudo isso pode colaborar para uma escolha com mais garantia de sucesso.

Se você procura uma pós-graduação em Curitiba, nada melhor que perguntar para profissionais da área de seu interesse, quais são as panoramas favoráveis no setor. Também recomendamos que você confira a oferta acadêmica da Universidade Tuiuti do Paraná.

Outra estratégia é conversar com as pessoas mais próximas de seu convívio o que eles acreditam ser imprescindível e adequado ao procurar uma pós-graduação em Curitiba, a vivência e perspectivas de quem te conhece mais a fundo pode ser fundamentais para essa grande decisão.

Se este post o encorajou desbravar um novo caminho em sua trajetória profissional, comente conosco! Conheça algumas opções de pós-graduação clicando no site.

Nova call-to-action