Porque a Gerontologia é tão importante?

Porque a Gerontologia é tão importante?

Diferente da Geriatria, a importância da Gerontologia se dá por meio do estudo do processo de envelhecimento humano, com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que aparecem junto com a idade avançada. O maior objetivo do gerontólogo é planejar e organizar projetos que preservem o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, além de entender e amenizar os problemas que atingem a população mais velha.

Entretanto, você sabe qual é o impacto que essa área da saúde tem em nossa sociedade? Continue acompanhando este post para entender mais sobre esse campo de atuação. Confira a seguir!

Função da Gerontologia na sociedade

Nos últimos anos, a população acima dos 30 anos, sobretudo a de idosos, vem aumentando em relação ao número de crianças e jovens. De acordo com a UNFPA (Fundo da População das Nações Unidas), os idosos representavam 66% da população em 1950; hoje, essa porcentagem subiu para 75%.

Os fatores que influenciam esses dados são inúmeros, como a baixa taxa de fertilidade e maior longevidade. Portanto, é essencial que existam profissionais capazes de promover a saúde, conforto e qualidade de vida para essa crescente população da terceira idade.

Especialização em Gerontologia

Apesar de existirem cursos de graduação, boa parte das opções de formação aparecem como especializações. Fazer uma pós em Gerontologia garantirá aos profissionais da saúde a habilidade de oferecer assistência aos idosos, sempre que necessário. O curso dura, em média, 2 anos e trabalha conteúdos como o desenvolvimento físico, psíquico e social da terceira idade. Tudo para capacitar os melhores profissionais do mercado.

Principais atividades do gerontólogo

Entender a importância da Gerontologia é o primeiro passo para se tornar um bom profissional do ramo. Entre as principais funções do gerontólogo, podemos destacar o apoio familiar, que consiste no aconselhamento e orientação psicológica de familiares para elevar a qualidade de vida do idoso.

Além dessas, também há a possibilidade de atuar no atendimento hospitalar; capacitação de cuidadores; administração de instituições que prestam serviços à população idosa; planejamento e implementação de políticas públicas que visam sanar os problemas da terceira idade; docência e pesquisa.

Perfil e rotina diária da profissão

Antes de tudo, é fundamental que o profissional da Gerontologia tenha boa comunicação, empatia e saiba se relacionar facilmente com pessoas, principalmente os idosos. Saber trabalhar em equipe e possuir espírito de liderança também são requisitos importantes.

Por outro lado, a rotina de trabalho varia de acordo com o setor de atuação. Um pesquisador passará boa parte do seu tempo com estudos e leituras que envolvem a população mais velha. Já aquele que trabalha no apoio familiar, terá contato direto com diversos idosos diariamente.

Perspectivas do mercado de trabalho

Maior expectativa de vida e o envelhecimento da população garantem diversas oportunidades para os especializados no atendimento da população idosa. Sendo assim, é possível encontrar vagas de emprego em ONGs, instituições de ensino, hospitais, empresas de saúde do setor público, entre outros segmentos.

Como você pode notar, a importância da Gerontologia na sociedade se dá pelo fato de que a população idosa vem crescendo bastante nas últimas décadas. Os avanços da Medicina, que proporcionaram a extensão da expectativa de vida, além das menores taxas de fertilidade, contribuíram muito com a situação. Desse modo, a existência de profissionais habilitados a dar assistência à terceira idade é crucial.

Gostou deste conteúdo? Então, entenda porque a Gerontologia é a carreira do futuro na área da saúde!