Por que fazer um intercâmbio no mestrado e doutorado?

Por que fazer um intercâmbio no mestrado e doutorado?

Fazer um curso de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) é uma decisão importante para a carreira de qualquer profissional. Isso porque os estudos realizados em dissertações e teses são a porta de entrada para o pensamento e desenvolvimento científico, que tem por objetivo transformar a sociedade em que vivemos.

Quando um aluno decide por seguir a carreira acadêmica, muito provavelmente ele já tem em mente o quão importante esse passo será para sua profissão. Um curso de mestrado ou de doutorado exige dedicação, muitas horas de estudo e uma capacidade crítica diferenciada. Mas, você sabe quais as vantagens de um mestrado e doutorado para seu futuro profissional?

O diferencial de um mestrado ou doutorado na formação profissional

Realizar um Mestrado ou Doutorado permite ao alunos integrar a prática profissional ao conhecimento científico. É o momento em que a técnica e o conhecimento adquirido em um curso de graduação se articula à teoria para que se chegue a um resultado inédito.

Alunos de Mestrado e Doutorado nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas desenvolvem projetos e pesquisas com o objetivo de encontrar soluções sempre melhores e que beneficiem diretamente a sociedade. Esse é o principal impacto de uma pós-graduação stricto sensu: construir inovação por meio do conhecimento.

Quando esse processo é desenvolvido com o apoio de instituições internacionais, com a realização de um intercâmbio, o aluno tem inúmeras vantagens que se tornarão um diferencial em seu estudo.

As vantagens de um intercâmbio na pós-graduação stricto sensu

A tradição e o reconhecimento das diversas universidades no exterior tornam o intercâmbio na pós-graduação uma oportunidade única para um estudante. Estar entre as melhores universidades do mundo, com pesquisadores dos mais diversos países e ainda viver uma rotina diferente agrega aos alunos uma experiência transformadora.

Além disso, conhecer novas culturas, novas línguas e outros costumes expande o repertório do aluno e permite que ele traga soluções mais interessantes à sua pesquisa. Sem contar o networking criado com pessoas de todo o mundo.

O sonho de estudar fora do país é uma oportunidade a todos os alunos da Tuiuti

Universidade Tuiuti entende que a internacionalização de seus cursos é uma premissa na qualidade da educação e apoia a iniciativa oferecendo aos seus alunos parcerias com instituições renomadas em diversos países, como Canadá, Estados Unidos, Portugal e Alemanha, para que os alunos busquem, por meio de bolsas concedidas por agências de fomento, com o apoio da Tuiuti, as oportunidades para concretização do intercâmbio.

São diversas formas de bolsas e financiamentos, oferecidos pela Capes, CNPQ, e as agências estaduais, como a Agência Araucária, porque a Tuiuti entende que uma oportunidade como essa deve ser direito de todos seus alunos e futuros profissionais, que dedicam sua carreira e formação à construção de uma sociedade mais humana e igualitária.

Quer saber mais sobre a internacionalização? Acesse nosso conteúdo e participe do programa!