Por que fazer um curso de agronomia?

Por que fazer um curso de agronomia?

Em um país de dimensões continentais e características tão variadas como o Brasil, a agronomia é uma das opções de carreira para todos aqueles que mantêm um forte vínculo com o campo.

Uma profissão valorizada pela importância que representa em um dos segmentos mais importantes para a economia nacional – o agronegócio – traz uma série de oportunidades para estudantes que estão dispostos a seguir essa carreira cheifaa de desafios.

Neste post, apresentamos alguns motivos para incentivá-lo a fazer um curso de agronomia. Você vai entender melhor quais são as principais atribuições e responsabilidades deste profissional. Vamos em frente?

O que faz um agrônomo?

Do plantio à colheita ou da criação ao abate. O graduando em agronomia deve conhecer todas as etapas da engrenagem que movimenta os processos produtivos empregados no agronegócio.

Assim, recai sobre ele a importante responsabilidade de aprimorar as técnicas e elevar os padrões de qualidade, com o consequente aumento da capacidade produtiva.

Para isso, ele deve analisar a qualidade do solo, simultaneamente à atuação para minimizar os prejuízos ocasionados pela ação de pragas e doenças, que podem comprometer a saúde do rebanho ou da lavoura.

Numa perspectiva mais ampla, ele deve entender como é feito o processamento e quais são as normas nacionais e internacionais que regem a comercialização dos produtos.

Por que sua intervenção é tão importante?

É natural que esse bacharel tenha no contato com a terra uma de suas principais atribuições. Todavia, é um equívoco restringir a sua atuação exclusivamente a este ambiente.

Ele desempenha um papel essencial na incorporação e aplicabilidade dos recursos tecnológicos ao cotidiano do campo, como, por exemplo, drones para mapeamento de propriedades ou a utilização de softwares para um controle mais eficaz dos processos de compra e venda.

A automação de sistemas de produção é essencial para adequá-los aos padrões internacionais de qualidade. Além de ampliar as possibilidades de uma negociação externa, isso facilita o gerenciamento de grandes propriedades rurais ou agroindústrias. O objetivo é produzir mais, gastando menos, sem que isso gere impacto ao meio ambiente.