Por que escolher Psicologia clínica na especialização?

Por que escolher Psicologia clínica na especialização?

Dentre as doze especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, a Psicologia Clínica é a mais clássica de todas. É também a atividade mais conhecida pela sociedade, dentro da profissão. A formação sólida nessa carreira requer um estudo que vai além da faculdade Psicologia, é preciso especializar-se.

A opção por essa especialização coloca o profissional diante um dos mercados mais vastos da Psicologia. Entenda mais sobre esse fato e saiba porque a Psicologia Clínica é uma boa opção para você.

O que é a Psicologia Clínica?

Psicologia Clínica é a especialidade da Psicologia que atua na área específica da saúde, mediante diagnóstico, acompanhamento psicológico e intervenção na condição de indivíduos.

O principal campo de trabalho da Psicologia clínica está em clínicas e hospitais, locais em que os profissionais integram equipes multidisciplinares que buscam promover a saúde plena do paciente.

São exemplos de atribuições do psicólogo clínico a realização de entrevistas com pacientes, visando a prevenção e o tratamento de problemas psíquicos, o atendimento a crianças com problemas psicomotores e a preparação de pacientes que dão entrada em hospitais.

3 ótimos motivos para escolher a especialização em Psicologia Clínica

Pensando em escolher a Psicologia clínica? Aqui, damos bons motivos a você. Confira.

1. A procura pelo psicólogo é crescente entre os brasileiros

A busca por atendimento psicológicos aumentou entre os brasileiros, que agora compreendem melhor  profissão e como um psicólogo clínico pode ajudá-los. Uma consequência disso, é um aumento do mercado de trabalho para o psicólogo clínico.

Segundo levantamento feito por um dos maiores portais de Psicologia no Brasil, em 2015, houve um crescimento de 263% na busca online por serviços em Psicologia Clínica. Investigações mais recentes mostram que a crise econômica fez crescer a procura pelos atendimentos psicológicos no país, um crescimento de 20% de acordo com as universidades consultadas.

2. Uma especialização corresponde incremento salarial

Assim como o campo de trabalho, o salário do psicólogo clínico também aumenta com a especialização. Embora não existam pesquisas que demonstram o incremento exato de uma especialização proporciona na remuneração do profissional, é fácil fazer as contas quanto trata-se do psicólogo clínico.

Para esse profissional, o salário é definido, muitas vezes, pelo valor da consulta, número de pacientes e quantidade de horas trabalhadas. Uma pós-graduação aumenta o know-how do profissional, que pode cobrar mais por consulta ou ser indicado por pacientes, isso sem, necessariamente, trabalhar mais durante o dia.

3. A Psicologia clínica permite empreender

Caso o profissional não queira trabalhar em hospitais e clínicas públicos ou particulares, existe a possibilidade de abrir o próprio negócio. A alta procura pelo psicólogo clínico torna mais fácil da decisão de empreender, uma vez que há demanda pelos serviços do profissional.

Nesse caso, é recomendável que o psicólogo tenha noções sobre finanças e marketing, ou conte com pessoas que lidem bem com esses aspectos, melhorando a gestão e divulgação do seu negócio.

Optar pela especialização em Psicologia Clínica pode ser uma das melhores decisões de sua carreira. Não perca tempo e saiba mais sobre a grade curricular desse curso!

Nova call-to-action