Acesse o conteúdo

Por que a especialização é tão importante em momentos de crise econômica?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Por que a especialização é tão importante em momentos de crise econômica?

Atualização profissional, ascensão da carreira e aumento salarial são alguns exemplos de vantagens obtidas com a pós-graduação. Válidos em qualquer momento profissional ou econômico, porém, a importância da especialização evidencia-se ainda mais em momentos de crise econômica.

Esses períodos nada mais são do que fases de retração econômica, nas quais a produção diminui e o desemprego aumenta. É possível, no entanto, que um profissional garanta sua manutenção no mercado mesmo nessa situação. O segredo está em oferecer diferenciais que o tornem indispensável.

Daí surge, portanto, a importância da especialização em momentos críticos. Ela garante os diferenciais que o mercado procura e que você precisa para não entrar na lista do desemprego. Quer entender melhor como essa dinâmica funciona? Acompanhe a continuação do post!

As três blindagens da especialização

A importância da especialização em momentos economicamente conturbados reside no fato de que ela blinda o profissional contra o desemprego. São três os motivos principais: diferencial, especificidade e oportunidade.

Em primeiro lugar, os cargos especializados geralmente oferecem um diferencial competitivo que é vantajoso para a empresa. Portanto, é apenas em último caso o profissional mais lucrativo será dispensado, especialmente tratando-se de um período de crise.

A outra vantagem do especialista é justamente ocupar um cargo que não pode ser preenchido tão facilmente. Apenas um especialista pode substituir outro e não há vantagem em trocar seis por meia-dúzia. Ainda mais quando o “seis” já está adaptado ao padrão da empresa onde atua.

Por fim, a pós-graduação amplia a gama de oportunidades a que o profissional tem acesso. Afinal, um especialista faz tanto quanto um graduado e ainda mais, além de ter passado por uma formação empreendedora. Portanto, ele é preferência na hora da contratação e ainda possui autonomia no mercado.

A importância da especialização na garantia de salários

A crise econômica não afeta só os empregos, mas também as remunerações. Um profissional graduado já tem mais chances de permanecer no mercado mesmo em meio a crises, mas de modo geral com uma diminuição de salário. A importância da especialização está em garantir os dois, cargo e salário.

A diferença registrada entre as remunerações médias de graduados em pós-graduação em 2015 era superior a R$ 4.500,00. Os especialistas com dupla certificação obtiveram, ainda, salários duas vezes maiores que os graduados. E, quanto maior o nível da especialização, maiores os salários, segundo a pesquisa.

Esses dados indicam que as empresas valorizam as competências adquiridas durante a especialização. Fazendo com que, durante uma crise, esse profissional seja visto como um investimento e não um peso a companhia. As consequências para o especialista é manter cargo e salário justo em qualquer situação.

As opções de pós-graduação

O aprimoramento profissional, como você viu nos tópicos anteriores, é essencial e principalmente quando crises afetam a produção e o mercado. Perceba, além disso, que existem diversos tipos de pós-graduação e a importância da especialização reside, também, na escolha do curso certo.

Está crescendo o número de empresas que optam por contratar mestres e doutores, títulos que até pouco tempo atrás eram restritos a acadêmicos. Por outro lado, não é qualquer profissional que possui os recursos necessários para investir nesse tipo de formação. É preciso considerar as opções de curso.

A especialização em Lato Senso é a mais acessível, principalmente pela sua curta duração, baixo custo e flexibilidade de horários. Geralmente, o curso é adaptado a profissionais atuantes que não possuem muito tempo disponível. Além de agregar vantagens mesmo para quem já é um especialista.

A importância da especialização no currículo só aumenta e torna-se ainda mais evidente quando o mercado está em crise. O profissional que oferece diferenciais é a preferência na contratação, capacitado a criar suas próprias oportunidades e destinado aos melhores salários.

Agora, você sabia que o domínio de um segundo idioma é tão importante quanto a especialização no mercado? Confira esse outro post sobre o assunto e descubra o que fazer primeiro, pós-graduação ou curso de idiomas?

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *