Pesquisa e extensão: saiba como tirar proveito durante a faculdade!

Pesquisa e extensão: saiba como tirar proveito durante a faculdade!

O ensino superior deve obedecer uma regra prevista no Art. 207 da Constituição, a “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Esse princípio garante que a universidade seja capaz de oferecer o aprendizado teórico, a formação prática e a produção de conhecimento.

Esses três fatores são o que mantém a sustentabilidade da formação, ou seja, o equilíbrio entre todos os aspectos essenciais para uma formação de qualidade. Isso ocorre porque cada aspecto complementa e é complementado pelo outro.

Sendo assim, para aproveitar bem a graduação é preciso participar, além do ensino, de projetos de pesquisa e extensão. Você sabe como fazer isso? Entenda melhor como participar do ensino, da pesquisa e da extensão na faculdade. Confira!

Entenda o que é Ensino, Pesquisa e Extensão

O conceito de ensino é definido como um processo sistemático utilizado para transmitir conhecimentos. Na faculdade, está presente nas aulas práticas e teóricas que compõem a grade curricular do curso. É fundamental para o estudante adquirir os conceitos e habilidades técnicas básicas da área.

pesquisa, por sua vez, pode ser entendida como um conjunto de métodos cuja finalidade é produzir conhecimento, neste caso, de cunho científico. Dentro da universidade, esse aspecto é desenvolvido por professores e alunos de mestrado e doutorado.

Já a extensão, tem por objetivo colocar em prática os conhecimentos obtidos do ensino e da pesquisa. Compreende os eventos da área, como congressos e palestras, e ações nas quais o aluno realiza intervenções junto à comunidade local. Por isso, os três aspectos são complementares, um embasa o outro.

Um guia para quem vai entrar na faculdade

Conheça a importância da pesquisa e extensão na faculdade

O aluno que não compreende o que é ensino, pesquisa e extensão perde a oportunidade de participar dos projetos desenvolvidos na universidade. Deixando, assim, de aproveitar uma formação mais abrangente, tanto em conteúdo quanto no desenvolvimento de competências técnicas.

Do ensino é difícil escapar, mas a pesquisa e extensão podem passar despercebidas com mais facilidade. Afinal, compreendem atividades extracurriculares. No entanto, possuem uma importância tão grande quanto a do ensino e oferecem oportunidades únicas para a formação profissional.

Os projetos de extensão, por exemplo, são o melhor ambiente para fazer contatos profissionais durante a faculdade. Já a pesquisa na graduação desenvolve habilidades que ajudam na própria formação inicial, quanto na elaboração de um projeto de mestrado ou doutorado, por exemplo.