Acesse o conteúdo

Os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas

Diferentes estudos e situações práticas demonstram que ter funcionários motivados e satisfeitos é fundamental para alcançar resultados, entregar produtos de maior qualidade e se diferenciar da concorrência. Ou seja, é importante para o sucesso empresarial como um todo.

Por esse motivo, profissionais da área têm buscado capacitações para atender às novas demandas do mercado de trabalho. Se você tem interesse nesse assunto, conheça a seguir os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas que você não pode perder de vista!

1. Treinamento e desenvolvimento

O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. Isso porque essa é uma área importante para motivar os funcionários ao mesmo tempo em que capacita os trabalhadores para entregar melhores resultados para a empresa.

A principal forma de investir em desenvolvimento é por meio de treinamentos. Elaborar um calendário de capacitações que atenda as necessidades de cada setor da empresa é o primeiro passo para colocar essa ação em prática. Avaliações de desempenho e feedbacks de gestores e colegas também são importantes para identificar quais aspectos merecem atenção.

2. Comunicação

Outro elemento fundamental para a gestão estratégica de pessoas é a comunicação clara e bilateral. Ou seja, tanto deve ser mantida uma política de transparência de informações da empresa com os funcionários quanto os superiores devem estar abertos a ouvir as demandas dos colaboradores.

Esse pilar é fundamental para que os outros possam ser colocados em prática. Todos devem estar cientes dos objetivos e processos da empresa para que possam desempenhar suas atividades da melhor forma e se sentir acolhidos para apontar problemas e propor soluções.

3. Liderança

O líder é fundamental para a gestão de pessoas, pois é capaz de gerar motivação nos funcionários, o que vai muito além do interesse em receber gratificações financeiras. Para isso, algumas características são necessárias.

Saber ouvir, resolver conflitos e dar feedbacks, ser flexível e atuar como um mentor que se interesse em desenvolver as competências de seus liderados são algumas das habilidades necessárias para exercer a liderança com eficiência.

4. Processos

Ter processos claros e bem definidos também é importante para gerir pessoas de forma estratégica. Afinal, atividades de diferentes setores se relacionam e impactam umas às outras.

Portanto, elaborar processos de acordo com resultados esperados, definir metas e responsáveis por cada etapa e acompanhar a execução do plano, além de gerarem aumento de produtividade e redução de custos, também impactam positivamente na gestão de pessoas.

5. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe também é importante para a gestão estratégica de pessoas. Afinal, como falamos no tópico anterior, a empresa é composta de diferentes setores com diversas pessoas cujas atividades dependem umas das outras.

Os pilares da gestão de pessoas se relacionam e isso não é diferente com o trabalho em equipe. Por meio de uma comunicação clara, liderança eficiente e processos bem definidos, por exemplo, é possível desempenhar o trabalho em equipe sem problemas.

Neste post, você conheceu alguns dos pilares da gestão estratégica de pessoas e descobriu porque esse assunto tem ganhado cada vez mais importância nas empresas. Por isso, os cursos da área têm focado em disciplinas específicas para atender às novas demandas do mercado de trabalho.

Agora que você conhece os pilares dessa área profissional, conheça o curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e torne-se um especialista!

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *