Acesse o conteúdo

Oportunidade de emprego aumenta com a graduação. Entenda!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Oportunidade de emprego aumenta com a graduação. Entenda!

Nos últimos anos muito se falou em desemprego no Brasil. A situação difícil da economia fez com que muitas pessoas perdessem seus postos de trabalho. Mas no mesmo período diversas empresas tentaram contratar profissionais e não conseguiram, você sabia? Parece contraditório, mas não é. Há oportunidades de emprego no país, porém é preciso estar preparado para elas.

Alguns setores têm ainda mais dificuldades que outros, como é o caso da tecnologia. O principal pré-requisito no caso destas vagas não preenchidas pelas empresas é ter boa qualificação! A maior parte dos empregos fechados durante a crise na economia está relacionada com atividades laborais de baixa complexidade. 

Já quando a oferta de trabalho está associada a conhecimentos específicos, em geral adquiridos pelos profissionais em cursos de graduação e pós, a taxa de desemprego é bem menor. Ou seja, as ofertas de trabalho aumentam quando você tem uma graduação! 

No capítulo sobre educação da Síntese de Indicadores Sociais dos Brasileiros, publicação feita pelo IBGE, os autores são enfáticos em afirmar que a escolaridade é “ a principal variável de acesso” a oportunidades de emprego e que ela influencia diretamente também nos rendimentos do trabalho, no status da ocupação e na mobilidade social de quem está empregado. 

Ofertas de trabalho: quem tem graduação ganha mais!

Segundo dados deste mesmo estudo do IBGE, os setores da economia com maiores salários para os trabalhadores (administração pública, saúde, educação e serviços sociais) são também os que registram maior porcentagem de empregados com nível superior de ensino. 

A publicação cita ainda uma pesquisa que aponta que no Brasil quem tem um diploma de graduação ganha, em média, 2,5 vezes mais que uma pessoa que completou somente o ensino médio. 

O IBGE aponta que um dos motivos para que muitos jovens parem de estudar é a necessidade de trabalhar. O problema é que nesse caso eles acabam perdendo ofertas de emprego melhores justamente por falta de qualificação. Mas como já mostramos aqui no blog, em outro post, com foco e dedicação é possível conciliar estudos e trabalho.

Veja também:

Mais vagas no ensino superior brasileiro

A boa notícia é que nos últimos anos mais brasileiros estão tendo acesso ao ensino superior o país. A quantidade de vagas nos cursos de graduação, tanto na rede pública quanto na privada, aumentou e o ingresso está facilitado com bolsas e financiamentos que auxiliam o estudante a incluir a mensalidade no seu orçamento mensal. 

modalidade de ensino à distância também contribuiu para a democratização da educação. O EAD ganhou mais cursos e vagas nos últimos anos e oferece ao aluno a vantagem de estudar na hora e no local que quiser. 

Nesse contexto, quem aproveitar as chances de fazer uma graduação certamente terá mais oportunidades de emprego, além de conseguir evoluir na carreira de maneira mais rápida e com melhores salários. 

E se você quer turbinar o seu currículo e não apenas concorrer em processos seletivos, mas ser disputado por diferentes companhias para fazer parte do quadro de funcionários, confira as dicas no nosso e-book “A sutil arte de ser desejado pelas empresas”.  

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *