O que se faz em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O que se faz em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de nível tecnológico, possibilita ao profissional atuar com a criação de soluções informatizadas.

O tecnólogo da área lida com softwares, programação, bancos de dados, redes de computadores, dentre outras ferramentas tecnológicas que facilitam a análise, armazenamento e transmissão de informações. Mas, essas são apenas algumas das atribuições do analista de sistemas.

Que tal saber o que um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz? Continue a leitura!

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a área profissional responsável por dar uma solução informatizada a um problema, como a criação de um software, um aplicativo ou um banco de dados.

Esse problema pode ser originado de uma demanda de uma empresa privada, de uma startup de tecnologia, ou de uma escola que deseja criar um aplicativo para seus alunos, por exemplo.

O profissional responsável por executar essas atividades é o analista de sistemas.

Nova call to action

O que faz o analista de sistemas?

Destacamos aqui algumas das atividades próprias do profissional de  Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Projeta Sistemas

Sistemas são soluções completas, compostas por softwares e até mesmo hardwares que trabalham em conjunto com um objetivo em comum. Cada parte desse sistema possui o seu papel, que foi previamente estudado e definido pelo analista de sistemas.

Um sistema pode permitir a gestão da notas de alunos de uma instituição de ensino, por exemplo. A projeção desse sistema, ou seja, a atividade de pensar cada elemento dele, envolve algumas das etapas que explicaremos nos próximos tópicos.

Realiza o levantamento de requisitos

Para projetar um sistema, o analista de sistemas deve entender exatamente a demanda do cliente para o qual trabalha. Para isso, ele faz um levantamento de requisitos, atividade de descoberta das funções que o sistema deve desempenhar.