Acesse o conteúdo

O que se faz em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que se faz em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de nível tecnológico, possibilita ao profissional atuar com a criação de soluções informatizadas.

O tecnólogo da área lida com softwares, programação, bancos de dados, redes de computadores, dentre outras ferramentas tecnológicas que facilitam a análise, armazenamento e transmissão de informações. Mas, essas são apenas algumas das atribuições do analista de sistemas.

Que tal saber o que um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz? Continue a leitura!

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a área profissional responsável por dar uma solução informatizada a um problema, como a criação de um software, um aplicativo ou um banco de dados.

Esse problema pode ser originado de uma demanda de uma empresa privada, de uma startup de tecnologia, ou de uma escola que deseja criar um aplicativo para seus alunos, por exemplo.  

O profissional responsável por executar essas atividades é o analista de sistemas.  

Nova call to action

O que faz o analista de sistemas?

Destacamos aqui algumas das atividades próprias do profissional de  Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Projeta Sistemas

Sistemas são soluções completas, compostas por softwares e até mesmo hardwares que trabalham em conjunto com um objetivo em comum. Cada parte desse sistema possui o seu papel, que foi previamente estudado e definido pelo analista de sistemas.

Um sistema pode permitir a gestão da notas de alunos de uma instituição de ensino, por exemplo. A projeção desse sistema, ou seja, a atividade de pensar cada elemento dele, envolve algumas das etapas que explicaremos nos próximos tópicos.

Realiza o levantamento de requisitos

Para projetar um sistema, o analista de sistemas deve entender exatamente a demanda do cliente para o qual trabalha. Para isso, ele faz um levantamento de requisitos, atividade de descoberta das funções que o sistema deve desempenhar.

Veja também:

Esse levantamento é feito durante a fase de concepção do sistema. O analista deve dialogar com o cliente ou usuário para buscar o máximo de conhecimento sobre o negócio e traduzir essas informações em funcionalidades para o sistema.

Analisa a viabilidade técnica e financeira de um sistema

Uma vez que o escopo do sistema é definido, cabe ao analista de sistemas verificar os recursos necessários para desenvolvê-lo, bem como o valor do investimento a ser feito para o desenvolvimento da tecnologia.

Desenvolve softwares

Embora seja comum a realização das tarefas de programação (desenvolvimento de softwares) e análise de sistemas por profissionais distintos, no mercado, também pode ser exigido do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas a competência de programar.

Nesse caso, o analista desenvolve aplicativos e softwares que ajudam instituições e pessoas a realizarem tarefas de forma rápida e prática. É o caso dos aplicativos de banco e de troca de mensagens, por exemplo.

Graduar-se em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é apostar em um futuro profissional cheio de atividades desafiadoras. No dia a dia, você terá oportunidade de demonstrar seus conhecimentos técnicos, além de outras competências como o bom raciocínio e criatividade!

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Tuiuti do Paraná!

Ebook Analise de Sistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *