O que se aprende na universidade de Arquitetura?

O que se aprende na universidade de Arquitetura?

Os estudantes atraídos por assuntos como desenho geométrico, ou que gostam de ler sobre a história da arte, certamente já cogitaram a profissão de arquiteto. Para essas pessoas, a universidade de Arquitetura é uma ótima opção de graduação, já que o mercado de trabalho na área está em expansão no Brasil.

O arquiteto é, em resumo, o responsável pelo estudo e projeção dos ambientes ocupados pelo ser humano. Na capacitação desse profissional, o curso de Arquitetura trabalha disciplinas humanas e exatas, sem perder o seu caráter de ciência social aplicada.

Se você tem interesse pela área e quer sentir um gostinho do que se aprende na graduação em Arquitetura, venha conosco na leitura deste artigo!

A grade curricular do curso

Como dissemos, em faculdades de Arquitetura em Curitiba, o estudante vai se deparar com disciplinas afeitas às ciências humanas e exatas. Essa mistura decorre da necessidade de que o profissional da área domine todo o conhecimento teórico exigido em seu trabalho.

Assim, ao elaborar um projeto arquitetônico, além de compreender sobre  desenho industrial e geometria, o arquiteto precisa ter em mente noções de arte e estética, por exemplo.

Nova call to action

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, elaboradas pelo Ministério da Educação, classificam essas disciplinas em três eixos:

Conhecimentos de fundamentação

Aqui estão as matérias responsáveis por fornecer os conteúdos necessários à formação teórica do estudante de Arquitetura. Esses conteúdos são a base para as disciplinas profissionalizantes e compreendem matérias como História da Arte, cujo objeto de estudo é a evolução da Arquitetura nos diversos momentos históricos.

Também faz parte desse eixo a disciplina de Desenho e Meios de Representação e Expressão. Ela é responsável por inserir o estudante no estudo do desenho técnico, essencial para elaboração de projetos.

Conhecimentos profissionais

O núcleo de conhecimentos profissionais é o aglomerado de matérias específicas do curso de Arquitetura. É aqui que o graduando terá contato com as disciplinas responsáveis pela caracterização da sua identidade profissional.

Uma das matérias enquadradas neste eixo é a Teoria da Arquitetura. Cabe a essa disciplina a construção da linha de raciocínio exigida do arquiteto na execução do seu ofício.