Acesse o conteúdo

O que fazer para entrar em uma faculdade de qualidade?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que fazer para entrar em uma faculdade de qualidade?

Se você está saindo do Ensino Médio e quer ingressar no ensino superior, uma das decisões mais importantes é escolher uma Universidade. Conquistar seu diploma em uma faculdade de qualidade faz toda diferença para sua formação e futuro profissional. Além disso, uma instituição de ensino que é referência prepara você na prática e abre portas para o mercado de trabalho.

Mas, agora que você sabe que uma universidade com certificação de qualidade é muito importante para sua carreira, a grande pergunta é: você sabe como fazer para entrar em uma faculdade? Caso você esteja lendo este blog e pensando no seu curso de graduação, confira, agora, quatro formas de realizar este sonho: ingressar em uma instituição de ensino.  

Qual o caminho para entrar em uma universidade?

Se você pensa que o vestibular é a única forma de entrada do aluno em uma universidade, saiba que não é bem assim! Para começar a sua graduação, você tem quatro formas de ingresso. Vamos conhecer a fundo cada um desses processos seletivos?

1. Vestibular Digital

Se você tem pesquisado por um curso de nível superior, já deve ter lido em algum lugar “vestibular: inscrições abertas”. Sendo uma das formas mais tradicionais de ingresso, o vestibular é realizado pela própria instituição de ensino. De acordo com o seu resultado, você pode conquistar a sua vaga na instituição particular e começar a sua graduação.

Hoje em dia, a maioria das universidades disponibiliza a prova online, de forma agendada, mais conhecido como vestibular digital. Para quem tem pouco tempo e precisa trabalhar e estudar, o vestibular online e agendado une a flexibilidade e a comodidade, você pode fazer a prova onde e quando quiser. Assim, não tem como perder o dia do vestibular, afina, a data também é de acordo com a sua escolha.

2. Enem

Uma das principais formas de ingresso, o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, acontece anualmente e é a porta de entrada de vários alunos para o ensino superior. 

A prova do Enem é utilizada parase  entrar tanto em uma Universidade Federal quanto para garantir o seu lugar em uma faculdade particular. Afinal, muitas instituições substituem o vestibular tradicional pela nota do Enem. 

O seu resultado ainda pode valer grandes descontos e, até, bolsas de estudos. Além disso, com a nota, você pode participar de algum dos programas estudantis do governo e garantir a sua vaga em uma universidade. 

3. Segunda graduação 

Um profissional de sucesso nunca para de estudar. Se esse é o seu caso e você está a caminho do segundo curso, saiba que o seu primeiro diploma pode abrir portas e facilitar o seu ingresso no ensino superior.

Para realizar a sua segunda graduação, você não precisa fazer o vestibular novamente. Basta realizar a sua inscrição no site da universidade e enviar a documentação necessária para garantir a sua vaga. Além disso, com a segunda graduação, você pode fazer o aproveitamento das disciplinas já cursadas no primeiro curso.

Veja também:

CTA Newsletter

4. Transferência Externa

Caso você já esteja no ensino superior e queira um novo rumo para sua formação profissional, outra opção de ingresso é a transferência externa. 

Com a facilidade do ambiente virtual, você pode solicitar a sua transferência para outra instituição no site da universidade. São três passos simples: realizar a sua inscrição, enviar seus documentos para análise e fazer a sua matrícula. 

Lembrando que, dessa forma, você aproveita todas as matérias que estudou até então e pode concluir a sua formação em uma nova instituição de ensino. 

Mas como eu faço para financiar a minha graduação?

Se você sonha em começar a sua graduação e, no momento, não tem como arcar com todas as despesas, calma, pois nós temos a solução! O financiamento estudantil pode ajudar você a realizar o seu sonho sem apertos! 

PRAVALER

Sabemos que realizar o sonho de entrar no ensino superior envolve mais do que força de vontade, são diversas despesas para começar um novo curso. O financiamento PRAVALER pode te ajudar a começar a sua graduação sem pesar na sua vida financeira. 

O programa de crédito universitário possibilita que você tenha mais tempo para quitar o seu curso sem burocracia. Com o PRAVALER, você paga as mensalidades de forma parcelada e não precisa ter feito o Enem para solicitar o seu financiamento. Outra vantagem é que você pode contratar o programa em qualquer mês do ano.  

CREDIES

Já imaginou pagar metade da mensalidade? Com o CREDIES, o aluno tem as melhores condições para começar a sua graduação com um preço que cabe no seu bolso. Você paga somente 50% da mensalidade durante o curso e o restante do valor somente após a conclusão.

Com o financiamento estudantil, o aluno tem o dobro do tempo para pagar a sua graduação e sem juros. Lembrando que qualquer estudante pode realizar a solicitação online! É a chance de ingressar em uma faculdade de qualidade sem dores de cabeça com a mensalidade. 

FIES 

Mais um dos programas estudantis do MEC, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é mais uma oportunidade para você ingressar em uma instituição de ensino privada de qualidade com a nota do Enem.

Com o programa, você financia até 100% do seu curso e tem mais tempo para pagar. Para participar, você precisa ter feito a prova do Enem a partir de 2010 e ter alcançado um resultado igual ou maior a 450.  Além disso, é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Agora que você  já conhece todas as formas de ingresso do ensino superior e os financiamentos, é o momento de começar a se planejar e realizar o seu sonho da graduação. 

Seja qual for sua área de interesse, temos diversos conteúdos preparados para você. Mas hoje a dica que separamos é como você pode escolher o seu curso de graduação, confira, agora, o nosso post sobre 5 dicas para escolher o curso ideal que combine com você e tire todas suas dúvidas sobre. 

5 dicas para escolher o curso ideal
que combine com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *