O que faz um gestor de Vendas e Marketing Promocional?

O que faz um gestor de Vendas e Marketing Promocional?

MBA em Gestão de Vendas e Marketing Promocional forma profissionais capacitados na administração e planejamento de vendas, análises do comportamento do consumidor e do mercado. Essa especialização costuma ter seu currículo de curso dividido entre análise, estratégia, gestão/planejamento, bem como táticas de marketing promocional e live marketing.

Porém, você sabe quais são as funções de um gestor de vendas? É isso que vamos te mostrar no conteúdo de hoje. Continue acompanhando este post e entenda como esse profissional trabalha em uma empresa e quais são as suas áreas de atuação. Confira!

Define o posicionamento empresarial

Uma das principais funções de um gestor de marketing e vendas é definir o posicionamento de mercado de uma corporação, ou seja, o diferencial que fará com que seu público-alvo escolha a marca em vez da concorrência. Por exemplo: a Apple oferece um design de ponta, performance superior e possui o foco em empresas de criação. Já a Dell se concentra em oferecer um bom custo-benefício para atrair seus consumidores.

Pesquisa e analisa dados de CRM

Um gestor de marketing e vendas precisa planejar as ações estratégicas da empresa baseadas em fatos e, para isso, necessita de números e estatísticas confiáveis. Sendo assim, os sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) são excelentes ferramentas para conhecer seus consumidores. Com ele, é possível recolher dados sobre a audiência a partir de pesquisas de satisfação, por exemplo.

Faz o planejamento de marketing

O profissional especializado no MBA em Gestão de Vendas e Marketing Promocional também é responsável por elaborar o planejamento de marketing da organização. Se trata de um conjunto de táticas que orientam a equipe de marketing a atuar de modo que a empresa atinja seus resultados. Então, o gestor estipula as metas e objetivos a serem cumpridos e quais ações são necessárias para isso.

Desdobra o planejamento de vendas

Essa é outra função do gestor de marketing e vendas. O planejamento de vendas faz parte do planejamento estratégico e reúne as ações de venda, como promoções, ofertas, discursos, produtos selecionados, orientações sobre como aproveitar melhor a sazonalidade e o quanto é necessário vender.

Estipula metas e cotas de vendas

De todas as tarefas atribuídas ao gestor de vendas e marketing, talvez esta seja a mais importante de todo o planejamento de vendas. Após definir os objetivos de vendas, o profissional deverá estipular mês a mês como as metas serão distribuídas, considerando a sazonalidade de cada período.

Além de todas essas responsabilidades citadas, o profissional especializado no MBA em Gestão de Vendas e Marketing Promocional também deve contratar e treinar vendedores, gerenciar o time de vendas, acompanhar os resultados e inteirar as equipes. O gestor de marketing e vendas também pode atuar no mercado como consultor, gerente e desenvolvedor de produto, marketing cultural, merchandising etc. De todo modo o objetivo final de cada profissão é conquistar e fidelizar o consumidor.

Gostou deste artigo? Então, baixe agora o este ebook e descubra como impulsionar suas habilidades em Gestão de Vendas e Marketing Promocional e alcançar altos cargos!