O que faz um esteticista e quanto ganha?

O que faz um esteticista e quanto ganha?

Se você tinha alguma dúvida sobre o potencial do setor de estética e cosmética no Paraná, ou até em outros lugares do Brasil, é melhor repensar.

Segundo dados de 2019 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de estética cresceu 567% no Brasil nos últimos cinco anos.

Ainda segundo essa associação que representa o setor, as perspectivas de crescimento são animadoras para 2019, de 1,5% a 2% em comparação a 2018, quando o setor movimentou R$ 47,5 bilhões.

Na contramão do não muito expressivo crescimento econômico do Brasil, o mercado de estética se destaca como um dos mais promissores do nosso País, segundo a revista Exame (2019). Por isso, fazer um curso de profissionalização nessa área é uma ótima opção. Entenda melhor sobre o mercado de estética.

O que faz um esteticista?

O trabalho de um esteticista é baseado na realização de procedimentos para cuidados faciais e corporais, como limpeza de pele, drenagem linfática, depilação, massagem, até tratamentos estéticos em benefício da beleza, saúde e bem estar das pessoas, em geral.

O profissional de estética e cosmética ainda pode aplicar e indicar cosméticos de acordo com as necessidades e preferências dos clientes. Ele prepara e supervisiona as condições adequadas do local para realizar os procedimentos.

Como é o emprego de esteticista?

O profissional de estética está sempre atento às novidades do mundo da beleza. Além disso, já que o trabalho envolve deixar as pessoas mais bonitas e saudáveis, deve passar confiança aos clientes.

O local de trabalho pode variar bastante. Segundo o Sebrae, o mercado da beleza é segmentado: de um lado, existem salões com serviços de alta classe e preços elevados; de outro, espaços que priorizam a eficiência do serviço, como esmalterias e lojas de escovação dos fios.

Sendo assim, o profissional de estética pode atuar em clínicas especializadas ou até criar e gerir seu próprio negócio. Além disso pode trabalhar em salões de beleza, realizar atendimento domiciliar, em consultórios, academias de ginástica, spas ou hotéis.

CTA Banner - Tecnologia Estética e Cosmética

Qual é a média de salário de um esteticista?

Os esteticistas não possuem um salário mínimo profissional individualizado no Brasil. O piso salarial desse profissional varia bastante, de acordo com a região e campo de atuação. Os valores são estipulados em convenções dos Sindicatos de Esteticistas de cada Estado.

De acordo com o Site Nacional de Empregos (Sine), a remuneração média de esteticistas varia de R$ 1.579 a R$ 3.979, dependendo da experiência profissional e do porte da empresa.

Porém, o mais interessante para um esteticista é o trabalho autônomo, atividade na qual os ganhos podem facilmente chegar a R$ 3.500 e, por vezes, superar os R$ 10.000.