Acesse o conteúdo

O que faz um engenheiro mecânico?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que faz um engenheiro mecânico?

Engenharia mecânica: histórico

O reconhecimento da Engenharia Mecânica como área de conhecimento vem da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. Naquele momento, importantes mudanças no sistema econômico mundial aconteceram, provocadas principalmente pelo surgimento das fábricas e da produção mecanizada, além da exploração massiva dos metais e ligas.

Um dos marcos dessa engenharia foi a criação do Instituto de Engenheiros Mecânicos, em 1847, no Reino Unido. No Brasil, o primeiro curso de engenharia mecânica surgiu em 1957. Hoje, a titulação na área ocupa o quarto lugar no ranking do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. São quase 95 mil engenheiros mecânicos formados e credenciados no órgão.

E-book do curso de Engenharia Mecânica

Engenharia mecânica: além dos automóveis

É muito comum a Engenharia Mecância ser associado a projetos de veículos e criação de peças. No entanto, a indústria automobilística é apenas uma das áreas de atuação. O engenheiro mecânico pode trabalhar no ramo industrial em diversas frentes, tanto no Brasil quanto no exterior.

Estagiários e profissionais formados encontram vagas disponíveis em indústrias brasileiras e multinacionais de metalurgia e petroquímica, por exemplo. Entre suas atribuições estão o desenvolvimento, a criação e a montagem mecânica de máquinas, equipamentos e ferramentas, a fiscalização de frentes de obras, a emissão de relatórios técnicos etc.

Veja também:

No setor público, o engenheiro mecânico também ganha espaço junto ao executivo. O profissional formado pode concorrer a concursos públicos de prefeituras e governos estaduais e federal. Entre suas principais atribuições estão a de fiscalizar e adequar projetos de sistemas hidráulicos, instalações eletromecânicas (bombas, motores etc.). Também podem elaborar e coordenar projetos de estruturas metálicas, como plataformas e pontes rolantes.

Engenharia mecânica: o curso

O bacharelado de Engenharia Mecânica dura cinco anos e conta com a realização de estágio supervisionado. A base curricular do curso é fundamentalmente de conteúdo de exatas. Para ser ter uma ideia, são estudados tópicos como cálculos, estatística, geometria analítica, química tecnológica, metrologia, mecânica geral, termodinâmica, eletrônica, eletrotécnica, robótica, automação, computação, máquinas térmicas e refrigeração, dentre outros.

Mas o currículo do curso de engenharia mecânica também aborda disciplinas de outras áreas do conhecimento como empreendedorismo, comunicação, economia, ergonomia e segurança no trabalho.

Para associar bem a teoria com a prática, é importante que a faculdade escolhida ofereça boa infraestrutura e matriz curricular compatíveis com as expectativas do mercado de trabalho. Esse deve ser critério decisivo na escolha do lugar para se formar um engenheiro mecânico pronto para assumir uma boa colocação no mercado!

Além da grade curricular atualizada, o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná conta com laboratórios especializados, centro de usinagem e maquinário de ponta nas aulas práticas. Para saber mais sobre o curso oferecido pela instituição acesse o link do curso de Engenharia Mecânica e conheça as condições especiais de estudos.

UTP Ebook Engenharia Mecânica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *