O que faz um engenheiro mecânico?

O que faz um engenheiro mecânico?

Engenharia mecânica: histórico

O reconhecimento da Engenharia Mecânica como área de conhecimento vem da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. Naquele momento, importantes mudanças no sistema econômico mundial aconteceram, provocadas principalmente pelo surgimento das fábricas e da produção mecanizada, além da exploração massiva dos metais e ligas.

Um dos marcos dessa engenharia foi a criação do Instituto de Engenheiros Mecânicos, em 1847, no Reino Unido. No Brasil, o primeiro curso de engenharia mecânica surgiu em 1957. Hoje, a titulação na área ocupa o quarto lugar no ranking do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. São quase 95 mil engenheiros mecânicos formados e credenciados no órgão.

E-book do curso de Engenharia Mecânica

Engenharia mecânica: além dos automóveis

É muito comum a Engenharia Mecância ser associado a projetos de veículos e criação de peças. No entanto, a indústria automobilística é apenas uma das áreas de atuação. O engenheiro mecânico pode trabalhar no ramo industrial em diversas frentes, tanto no Brasil quanto no exterior.

Estagiários e profissionais formados encontram vagas disponíveis em indústrias brasileiras e multinacionais de metalurgia e petroquímica, por exemplo. Entre suas atribuições estão o desenvolvimento, a criação e a montagem mecânica de máquinas, equipamentos e ferramentas, a fiscalização de frentes de obras, a emissão de relatórios técnicos etc.