Acesse o conteúdo

O que faz um biomédico? Conheça tudo sobre a profissão!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que faz um biomédico? Conheça tudo sobre a profissão!

Você sabe o que faz um biomédico e suas possibilidades de atuação?  Se você está pensando em começar a sua graduação na área de saúde e se interessou pela biomedicina, saiba que a profissão tem crescido cada vez mais nos últimos anos e é uma área muito promissora.

Devido ao seu vasto campo de atuação, os profissionais da área se adaptam aos novos cenários e são cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Mas, afinal, o que faz um biomédico na prática? Se você ficou curioso pelas possibilidades de crescimento na área, esse é o post ideal para você! Vamos lá?

Biomedicina na prática!

Você é apaixonado por biologia e medicina?  Saiba que a biomedicina pode ser o caminho certo para você! É uma  área de saúde multidisciplinar que  une amplas disciplinas para estudar o corpo humano e suas particularidades. 

No seu dia a dia, os profissionais se dedicam aos estudos de células, microrganismos, moléculas e todo sistema humano. O foco das pesquisas é identificar enfermidades que possam afetar a nossa saúde, logo, o biomédico analisa e classifica esses possíveis causadores de doenças. 

Mas, afinal, qual o seu campo de atuação? Onde o biomédico pode trabalhar após concluir a sua graduação? O leque de oportunidades é grande para quem escolhe esta área da saúde! 

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o profissional de Biomedicina pode atuar em mais de 30 áreas distintas.  E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico! A seguir, separamos quatro campos de atuação para o biomédico que estão em crescente procura e são grandes oportunidades de crescimento no mercado de trabalho.

Quais as áreas de atuação do biomédico?

Análises Clínicas

Se você ainda não conhecia essa área da biomedicina, é hora de dar atenção a análises clínicas. Nos últimos anos, com o surgimento da COVID-19, a demanda por profissionais capacitados nessa área cresceu de forma expressiva.

Os profissionais desse campo realizam atividades como: interpretação de exames, emissão de laudos laboratoriais, análise de resultados e gestão de procedimentos de coleta de materiais biológicos.

Apesar de ser uma área com grande competitividade no mercado de trabalho, o futuro tende a ser promissor para quem deseja atuar nesse setor. O profissional pode atuar desde hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios e indústrias como cosméticas, alimentícias ou farmacêuticas.

Veja também:

E-book - Educação à Distância

Reprodução Humana

A crescente busca pelos tratamentos de fertilidade e técnicas reprodutivas, fez com que o campo da reprodução humana ganhasse destaque. É uma área que mostra ser bastante promissora para os futuros profissionais, inclusive vem crescendo de forma significativa no Brasil, que é um dos países que lidera o ranking latino-americano de fertilização in vitro (FIV).

Se você quer se destacar nessa área, é necessário buscar uma especialização. Com uma pós-graduação, o profissional pode trabalhar com embriologia, classificação oocitária, espermogramas, criopreservação embrionária e muito mais. Além disso, pode ser responsável pelas pesquisas sobre a reprodução humana e atuar em clínicas de fertilização, laboratórios ou no banco de sêmen. 

Análises ambientais

Engana-se quem acredita que o campo de atuação do biomédico é restrito somente à área do corpo humano. O campo de análises ambientais é um das áreas onde o profissional de Biomedicina também pode atuar.

Cá entre nós, com as mudanças e conflitos ambientes, essa profissão é essencial e as perspectivas para o mercado de trabalho são cada vez mais positivas. O reflexo disso são os números de vagas, que crescem cada vez mais.

Mas, afinal, na prática, o que faz esse profissional? O biomédico especializado nessa área é encarregado pelas análises físico-químicas, e realiza estudos sobre diversos problemas ambientais, desde o solo até o ar que respiramos. O profissional monitora os elementos como a água, e realiza pesquisas com o foco diminuir os impactos causados pelas mudanças e problemas ambientais. 

Análises bromatológicas

Se você leu o título e está se perguntando o que é análise bromatológica, calma que vamos te explicar essa área da Biomedicina que está em alta! Em resumo, os profissionais que atuam nesse campo, analisam e estudam a qualidade e a contaminação dos alimentos. 

É por meio de pesquisas sobre a composição dos alimentos, que o profissional identifica os nutrientes de tal alimento. Além disso, os biomédicos trabalham com relatórios e laudos voltados para a área alimentícia. 

O bromatologista pode atuar em diversos setores, como indústria de alimentos, laboratórios, e inclusive como proprietário da sua empresa. É a oportunidade de ser um biomédico e também empreendedor. 

Agora que você chegou até aqui e conhece quais são as melhores opções e mais promissoras para o mercado de trabalho, o próximo passo é começar a sua graduação em Biomedicina no Paraná

Nessa hora, estudar em uma faculdade renomada que é referência e tem uma metodologia voltada para prática, faz toda diferença para sua formação! Por isso, aí vai uma dica final: Confira nosso post sobre os Motivos para estudar biomedicina em Curitiba e descubra como ingressar em uma Universidade que prepara você para o mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *