O que é uma tese de Doutorado?

O que é uma tese de Doutorado?

Você terminou a graduação e pensa em futuramente, depois de um mestrado, fazer o doutorado? Ou então você já realizou o mestrado e agora quer saber as diferenças entre como você fez sua dissertação e o que é exigido na elaboração de uma tese de doutorado?

No doutorado, o pesquisador desenvolve uma tese, isto é, o candidato deve ter hipóteses, métodos, objetos que demonstrem uma adição ao conhecimento científico.

Portanto, a tese de doutorado é uma monografia extensa, em que o pós-graduando deve demonstrar originalidade na abordagem do tema durante a pesquisa sobre um determinado objeto.

Da mesma forma que o mestrado, deve levantar a discussão teórica já realizada sobre a questão, elaborar hipóteses e verificá-las ao longo do trabalho, mas de forma aprofundada.

Após a realização da Defesa de Doutorado, se sua tese ser aprovada, você receberá o título de Doutor da área que pesquisou.

Como fazer uma tese de Doutorado?

Como parte mais importante do curso de doutoramento, a tese é o resultado final de uma pesquisa. Vamos ver em detalhes.

A tese de doutorado é o trabalho acadêmico que apresenta o resultado de uma pesquisa científica original e envolve necessariamente leituras, observações, investigações e reflexões.

Para iniciar um doutorado, assim como no mestrado, é necessário que o aluno, em conjunto com seu orientador, definam um projeto de pesquisa que oriente a pesquisa a ser feita. Esse projeto, bem como sua realização, a própria tese, deve seguir alguns itens:

1. Tema original

Como seu trabalho vai contribuir para o enriquecimento do conhecimento disponível atualmente? Se você vai falar sobre relações de poder nas organizações públicas, por exemplo, qual será a abordagem?

É importante que o ponto de vista que você pretende debater na sua tese seja único, ainda não discutido por outros pesquisadores. Assim, quando sua tese estiver pronta, ela poderá contribuir verdadeiramente para a ampliação do conhecimento sobre o tema escolhido.

2. Referencial teórico

Uma tese de doutorado precisa ter embasamento científico e acadêmico, por isso, é de vital importância que você faça um resgate das teorias que já foram publicadas a respeito do seu objeto de estudo.

Em um doutorado em educação, por exemplo, você deve recorrer autores como Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, entre outros. Já se optar por um doutorado em comunicação, fará seu recorrido teórico por Lazarsfield, McLuhan e Santaella, entre muitos outros.

3. Justificativa

Por que essa abordagem é importante e vale ser pesquisada? O doutorando deve mostrar a relevância de seu trabalho para o conhecimento científico, dando argumentos de como ela contribui para o enriquecimento do campo que está estudando.

4. Objetivo

O objetivo da tese de doutorado deve ser claro, conciso e apresentar de forma resumida a que se destina a investigação. Para muitos candidatos ao doutorado, a elaboração dos objetivos é uma das etapas mais difíceis, pois a investigação tem que ser ao mesmo tempo profunda, relevante e passível de ser concretizada.

5. Hipóteses

Assim como no mestrado, as hipóteses são parte fundamental da pesquisa. Elas são possíveis respostas ao problema apresentado e servem de bússola para o desenvolvimento da pesquisa.

Ao longo das suas investigações, você vai comprovar ou descartar essas hipóteses, sempre mostrando o método utilizado para chegar às suas conclusões.

O futuro doutor deve dominar a pesquisa que irá realizar, portanto, deve ser hábil em conduzir o leitor ao entendimento claro de todos seus pressupostos teóricos, escolhas metodológicas, hipóteses sobre o objeto e a própria importância do conhecimento que ele irá contribuir de forma sintética.

Ficou inspirado com essa explicação? Não pare por aqui, temos um e-book inteirinho sobre Doutorado que você não pode perder!

Nova call-to-action