Acesse o conteúdo

O que abrange o curso de Logística

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O que abrange o curso de Logística

Com o passar dos anos e a modernização nos processos de gestão, a logística assumiu um papel de grande importância dentro das empresas que buscam aumentar a sua produtividade e, consequentemente, o seu lucro, especialmente naquelas que trabalham com um grande volume de mercadorias.

A logística é a arte de organizar processos tanto operacionais quanto estratégicos, como transporte, armazenamento, compras e a distribuição das mercadorias. 

Assim, no decorrer do curso de Logística o aluno estuda disciplinas como gestão da produção, gestão da qualidade, gestão de pessoas, administração, marketing, legislação, planejamento e gestão de estoque, dentre outros conteúdos relevantes para se tornar um profissional qualificado para atuar nas mais variadas áreas. 

Conheça as principais áreas de atuação para o egresso da faculdade de Logística

Confira algumas dos setores em que o profissional de Logística é indispensável!

Armazenagem

A armazenagem é determinante para que o estoque possa ser bem conservado, além de fazer bom uso do espaço disponível. Para isso, questões como localização, tamanho do local, iluminação e climatização são levadas em conta, além de fatores como facilidade para a entrada e saída dos produtos, entre outros que precisam ser avaliados.

Nova call to action

Embalagem

Quando falamos em logística e no armazenamento dos produtos, é essencial adotar cuidados para que eles possam chegar ao seu destino sem sofrer nenhuma avaria. Dessa forma, essa etapa da logística tem como objetivo avaliar o custo-benefício na hora de negociar embalagens, além de fazer a escolha certa de acordo com a mercadoria.

Estoque

O estoque é um ponto crucial para a logística, por isso o profissional especializado no assunto deve se preocupar em armazenar os produtos de forma organizada e otimizada, de modo a facilitar o acesso aos mesmos, cuidar de pedidos e elaborar relatórios. E, embora isso possa parecer algo simples para você, a verdade é que não é, pois exige uma análise criteriosa de diversos fatores, e uma má gestão do estoque de uma empresa pode colocá-la apuros. 

Processamento dos pedidos

Fazer o controle de todos os pedidos e priorizar a entrega no prazo é algo fundamental para qualquer empresa. Por isso, essa área da logística deve receber uma atenção especial, pois influencia diretamente na imagem que o cliente terá dela.

Veja também:

Transporte

Essa é a área da logística que foca em garantir um transporte de qualidade, porém, com custos reduzidos já que este normalmente tende a envolver boa parte dos custos logísticos que uma empresa tem. O profissional que atua nesse setor é o responsável por desenvolver estratégias e iniciativas com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva e de escolher a transportadora ideal de acordo com o caso.

Gestão da frota

Empresas que possuem caminhões próprios precisam contar com um bom planejamento para que isso não se torne oneroso, portanto, essa parte envolve a avaliação das condições e desempenho dos veículos, manutenção e etc.

Essas são apenas algumas das áreas em que um formando em Logística poderá atuar após concluir o curso. O mercado de trabalho está aberto a esse tipo de profissional, especialmente àqueles que reúnem conhecimento e boa experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *