Acesse o conteúdo

O importante papel da Biomedicina para a saúde, confira!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O importante papel da Biomedicina para a saúde, confira!

A Biomedicina é extremamente importante para a saúde pública. Afinal, o biomédico é responsável por estudar as causas das doenças, os seus sintomas e desenvolver os tratamentos para a cura e prevenção. Ou seja, é a área da saúde que se dedica à pesquisas científicas.

Portanto, entenda como é a área da Biomedicina, o papel dessa profissão para a saúde pública, o curso de graduação e o mercado de trabalho para o biomédico.

O que é Biomedicina?

A Biomedicina é a ciência que integra os conhecimentos biológicos e da saúde humana com o intuito de analisar e desenvolver pesquisas sobre as doenças. O biomédico tem como objetivo compreender as causas, efeitos, fatores ambientais e epidemiológicos para desenvolver e aprimorar diagnósticos e tratamentos.

Por isso, o biomédico é o profissional que trabalha na criação de soros, vacinas, medicamentos e demais recursos presentes na realização de diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.

Essa área da saúde atua no campo científico efetuando análises de células, tecidos e resíduos, por exemplo. Sendo assim, é uma profissão fundamental para o avanço da medicina e saúde de toda a população.

Curso de Biomedicina

Por que a Biomedicina é tão importante?

A importância da Biomedicina se faz muito clara com a situação causada pelo Covid-19. Afinal, o mundo inteiro aguarda ansiosamente por uma vacina e é função do profissional da área desenvolver o meio de prevenção da doença.

O biomédico não  prescreve tratamentos e medicamentos diretamente aos pacientes, porém, estuda toda a variedade de doenças e cria meios e recursos para o bom trabalho dos profissionais da Medicina.

Dessa forma, o biomédico é um profissional que ocupa um espaço de extrema importância em nossa sociedade, sendo necessário para a saúde pública de todo o mundo. Por isso que as descobertas biomédicas realizadas no Brasil devem ser compartilhadas com outros países e vice-versa. Em suma, esse campo da ciência é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade e para uma melhor qualidade de vida da população.

Sendo assim, é por meio do trabalho do biomédico que são possíveis diagnósticos cada vez mais precisos, tratamentos e medidas de prevenção cada vez mais eficazes ou até mesmo erradicação de doenças.

O mercado de trabalho da Biomedicina

O biomédico pode atuar em diversas áreas da saúde, como hospitais, indústrias farmacêuticas, institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e ambientais, órgãos públicos e até mesmo em institutos de criminalística, entre outras.

Além disso, as muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho da Biomedicina propiciam diversas opções de especialização na área. Alguns exemplos são a Biomedicina Estética, Citologia Oncótica, Genética Clínica e Molecular, Embriologia e Reprodução Humana, Acupuntura e Bioinformática.

Entenda um pouco mais sobre diferentes campos de atuação do biomédico.

Análises Clínicas

O biomédico que atua em análises clínicas pode fornecer consultoria, direção técnica e gerenciamento de processos como testes de sangue, sorologia e diversos exames clínicos.

Análises Ambientais

Em análises ambientais, o profissional da Biomedicina realiza análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento ambiental, tratamento de água e efluentes.

Análises Bromatológicas

Nesse campo da Biomedicina são realizadas análises para avaliar a qualidade dos alimentos e de todas as atividades relacionadas aos produtos alimentícios.

Veja também:

Um guia para quem vai entrar na faculdade

Imagenologia

O biomédico na imagenologia atua com a tomografia computadorizada, medicina nuclear, radioterapia, ressonância magnética, radiologia médica e ultrassonografia. Sendo função do profissional a operação de equipamentos, desenvolvimento de novas técnicas, protocolos de exames e coordenação de grupo de funcionários.

Citologia Oncótica

Entre outras atividades, o biomédico que atua na área da Citologia Oncótica realiza a análise de materiais celulares e teciduais. As técnicas utilizadas são imunocitoquímica, imuno-histoquímica ou biologia molecular.

Esses são apenas alguns exemplos de atuação de um biomédico. Existem ainda diversas outras possibilidades no mercado de trabalho para o profissional da área. De acordo com a pesquisa do site Salario.com.bra média salarial de um biomédico é de R$2.640,94.

Como é o curso de Biomedicina em Curitiba?

curso de Biomedicina trata de assuntos relacionados à biologia e medicina. Para entender melhor os conhecimentos necessários para um biomédico, confira alguns exemplos de disciplinas da matriz curricular do curso que forma esse profissional:

  • anatomia humana;
  • biologia celular e histologia;
  • fisiologia humana e biofísica;
  • bioquímica estrutural e metabólica;
  • microbiologia e parasitologia;
  • química e físico-química;
  • biologia molecular e biotecnologia;
  • farmacologia;
  • imunologia e patologia;
  • metodologia científica.

Esses são apenas alguns exemplos das disciplinas oferecidas no curso, que tem duração de 8 semestres (4 anos) e forma bacharéis em Biomedicina.

A Universidade Tuiuti do Paraná tem conceito máximo do Ministério da Educação (MEC) no curso de Biomedicina em Curitiba. Para preparar o profissional para as diversas áreas de atuação, a Universidade oferece aulas teóricas e práticas.

Dessa forma, para as aulas práticas tanto de Biomedicina quanto dos demais cursos, a Tuiuti conta com 20 laboratórios e clínicas para o aluno aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Além disso, o corpo docente do curso é formado por professores mestres e doutores com vasta experiência profissional e altamente qualificados.

Uma vez que as descobertas científicas são constantes, a Tuiuti busca estimular em seus alunos a dedicação, curiosidade e vontade de aprender, características essenciais ao biomédico em qualquer área de atuação profissional.

Portanto, a Biomedicina é importante para a saúde pública, pois realiza pesquisas que colaboram com o avanço da medicina e a qualidade de vida da população. Dessa forma, o curso de graduação aborda disciplinas teóricas e práticas e o mercado de trabalho oferece diversas possibilidades para a construção de uma carreira bem-sucedida.

Quer saber mais? Então entenda agora mesmo os motivos para estudar Biomedicina em Curitiba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *