Acesse o conteúdo

O Ensino Presencial é realmente melhor que o EaD?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O Ensino Presencial é realmente melhor que o EaD?

Na hora de começar um curso de nível superior, uma das etapas é escolher a modalidade: ensino presencial ou a distância. Mesmo com a enorme tecnologia e as mudanças na educação, ainda existem algumas dúvidas e mitos sobre educação a distância.

Para desvendar os mistérios do EaD e acabar de vez com todos esses questionamentos, o post de hoje fará um comparativo entre o ensino presencial e a distância. Afinal, qual é o melhor? Quais as vantagens? E como o EaD é visto no mercado de trabalho? Essa e outras respostas você descobre agora! Vamos lá?

EaD, Semipresencial e Presencial: quais as diferenças?

Com certeza, você já conhece o ensino presencial, pois é uma modalidade tradicional que a maioria dos estudantes opta ao decorrer da vida. Como o próprio nome já diz, as aulas são presenciais na universidade. 

Já a modalidade EaD, diferente da anterior, não se prende à barreira física. Com uma  metodologia de ensino remoto, o aluno tem acesso aos conteúdos em uma plataforma moderna e pode assistir às aulas online onde quiser.

Sem dúvida, esse é o maior diferencial: a flexibilidade geográfica, onde o aluno não precisa se deslocar para aprender.  Outro ponto, é a frequência. Se no modo EaD, a sua presença é baseada nas entregas de atividades, no presencial, é bem diferente! O aluno para ser aprovado precisa ter no mínimo 75% de frequência ao decorrer do ano letivo. 

Falando em avaliações e trabalhos, esse é outro aspecto distinto, onde em um é preciso apresentar tudo presencialmente e no outro as provas são feitas online através do computador.

Já no semipresencial, você tem um pouco das duas modalidades citadas anteriormente. A comodidade e flexibilidade do EaD com aulas e atividades disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizado (AVA). Mas, nesse caso, você não fica somente no online. 

As aulas presenciais acontecem nas sextas-feiras e sábado para que você possa tirar suas dúvidas pessoalmente com os professores e manter o contato com os colegas de turma. 

Para quem tem uma rotina corrida, mas não abre mão do contato presencial, essa modalidade pode ser a escolha certa. Você pode estar em sala de aula em apenas dois dias e aproveitar a estrutura completa da universidade com as vantagens do ensino a distância.

Mas, se você faz parte do grupo que pensava que o ensino presencial é melhor, saiba que esse é um grande mito! É o momento de rever os seus conceitos.

Em resumo, as modalidades têm algumas diferenças, principalmente quanto à flexibilidade, mas tanto o ensino presencial quanto o semipresencial e EaD são reconhecidos pelo MEC e têm a mesma carga horária mínima exigida pelas  Diretrizes e Bases da Educação. 

Quais as vantagens de uma graduação a distância?

Você sabia que pela primeira vez o número de alunos EaD superou os da modalidade presencial? A cada ano, aumenta a busca pelo ensino a distância e a perspectiva é que essa procura continue crescente e supere o presencial mais uma vez. 

Mas, afinal, por que tanta gente está migrando para o ensino a distância? Se você ainda não conhece as vantagens do curso EaD, a seguir, listamos os quatro benefícios de começar a sua graduação.

Veja também:

E-book - Educação à Distância

Mensalidades mais acessíveis 

Quem não gostaria de começar a sua faculdade com um preço mais acessível? Além da flexibilidade do curso a distância, a modalidade é conhecida por ter um preço mais em conta em comparação aos cursos presenciais. 

Se você quer fazer a sua graduação com a mesma qualidade de ensino e um custo benefício maior, a graduação EaD é a opção certa para você!

Liberdade para criar sua rotina de estudos

Para quem planeja começar o seu curso de nível superior, mas tem uma rotina corrida ou busca conciliar com o trabalho, o curso a distância possibilita você a concretizar esse sonho. O EaD abre um leque de novas oportunidades! 

As dinâmicas para aulas remotas permitem você montar a sua própria rotina de estudos e fazer o seu horário. Como citamos anteriormente, você pode estudar quando e onde estiver, basta ter acesso a um computador e uma boa internet. Isso facilita para conciliar com suas atividades e montar seu plano de estudos de acordo com sua necessidade. 

Estudo combinado a ferramentas tecnológicas 

Uma das grandes vantagens da graduação EaD é a metodologia dinâmica para aulas online. As ferramentas de ensino são compostas pela mais alta tecnologia, o que enriquece a sua graduação.

O aluno tem acesso a múltiplos canais de comunicação desde vídeos, chats, fóruns e muito mais. Além de gerar maior proximidade, com a alta tecnologia você pode tirar suas dúvidas no ambiente virtual de aprendizagem e ainda assiste às aulas quantas vezes quiser.  

Mercado de trabalho valoriza o EaD

Quando o assunto é futuro profissional, claro que é importante pensar em todos os detalhes a respeito da sua carreira, sobretudo agora com o mercado aquecido. Nesse ponto, o EaD tem tudo para somar no seu currículo. 

Apesar dos mitos sobre o ensino a distância, a graduação EaD é muito valorizada, principalmente com as últimas mudanças no mercado de trabalho. Após o período de pandemia e home office, as empresas estão migrando cada vez mais para o ambiente virtual, afinal, isso traz praticidade e facilita a rotina da equipe. 

Nesse quesito, os alunos do EaD têm um grande diferencial, além da qualidade de ensino, os alunos da educação a distância já desenvolvem essas habilidades tecnológicas. Além disso,  a qualidade de ensino da educação e peso do diploma é o mesmo que um curso presencial. 

Mas, não é somente esse fator que atrai as grandes empresas. O curso EaD ensina também o desenvolvimento da autodisciplina e organização, o aluno desenvolve essas habilidades interpessoais ainda na graduação. 

No mercado de trabalho, essas habilidades conhecidas como soft skills, são uma das grandes exigências das empresas para quem busca uma oportunidade de emprego.

Agora que você chegou até aqui e já descobriu sobre as diferenças entre as modalidades e as vantagens do EaD, é hora de saber mais sobre cursos da Faculdade do Paraná. Acesse o nosso site e conheça a metodologia de ensino e os nossos cursos a distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *