Acesse o conteúdo

O crescimento na busca de profissionais da saúde atualmente

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

O crescimento na busca de profissionais da saúde atualmente

Como foram os seus dois últimos anos? Com certeza, como a maioria dos brasileiros, você passou a maior parte do tempo isolado devido à pandemia. Quase todo o mundo parou por conta do coronavírus.  Em meio ao novo cenário, houve uma grande procura por profissionais de alguns setores, como os profissionais da saúde.

Como aponta a pesquisa realizada pelo site de empregos Catho, somente no ano de 2020, houve um aumento de 397%  no número de vagas para enfermeiros. No entanto, o crescimento não estagnou por aí. De acordo com a análise do Banco Nacional de Empregos (BME), no ano passado, só no primeiro trimestre, houve um crescimento de 17% de vagas de emprego na área da saúde.

Apesar do enorme crescimento na contratação de profissionais, a grande pergunta que não quer calar é: passados esses dois anos, como está o mercado de trabalho, atualmente, na área da saúde?

Com a retomada das atividades presenciais e a diminuição de casos, quais as perspectivas para os trabalhadores? É sobre isso que vamos falar no blog post de hoje! Se você quer seguir na carreira de saúde, saiba quais as expectativas para os próximos anos.

Área da saúde: como está o mercado de trabalho no novo cenário pós-pandemia?

Mesmo que, em passos lentos, nossa vida esteja voltando ao normal, com os estabelecimentos reabrindo e as pessoas retomando suas atividades, podemos adiantar que, em 2022, a demanda por profissionais qualificados da área da saúde continuará aumentando.

Mas qual o motivo desse crescimento mesmo após a pandemia? Essa é uma pergunta fácil de se responder, mas antes, vou devolvê-la a você com outra pergunta: você tem cuidado mais da sua saúde após surgimento da Covid-19? 

O fato é que o coronavírus trouxe um maior alerta para todo o mundo: a saúde! Com as enormes ondas de mudanças enfrentadas nos últimos anos, os cuidados com a saúde ganharam ainda mais foco e, com certeza, continuarão sendo priorizados. 

A saúde nunca esteve tão em evidência e as pessoas nunca estiveram tão preocupadas em cuidar de si.  Como mostra uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área da saúde, assim como a educação, continuará em constante crescimento nos próximos anos.

Mesmo nos primeiros meses de 2022, o reflexo desse aumento já é visível. São diversos concursos lançados ou previstos para os profissionais de saúde, ainda este ano, na maioria dos estados. 

Um dos exemplos é o concurso do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro, que preencherá 4.000 vagas. Os salários estão em torno de R$ 1.700,00 até R$ 11.000,00. Uma ótima chance para quem sonha em ser concursado.

Mas as altas perspectivas não se limitam somente ao ano de 2022; as expectativas são de um futuro com investimentos cada vez maiores voltados para o setor de saúde. 

Veja também:

E-book - Educação à Distância

O futuro promissor da enfermagem 

Quanto às diversas áreas de atuação da saúde, o campo de enfermagem é um dos que mais cresceram nos últimos anos. Como aponta o estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 90% dos profissionais de enfermagem do Brasil estão atuando na área.

Oportunidade de trabalho não falta para quem tem um nível superior! Esse crescimento mostra como a profissão ganhou ainda mais valorização e força após os últimos acontecimentos. A expectativa é que continue sendo uma das profissões em alta nos próximos anos.

Se você está se perguntando o que faz um enfermeiro, saiba que ele estava presente não só na linha de frente durante a pandemia como também está ao lado dos médicos. O profissional realiza exames e triagens, preenche prontuários, oferece os primeiros atendimentos e monitora o estado de saúde de cada paciente diariamente. 

A sua área de atuação é vasta e o profissional de saúde pode atuar dentro de hospitais, clínicas, empresas, postos de saúde e prestar serviços home care. Em resumo,  é uma área promissora para o futuro.

Caso o seu sonho seja atuar no campo da saúde, esta é a hora de investir em um ensino superior! Com o mercado de trabalho aquecido e a área em alta, é o momento certo para começar sua faculdade no Paraná com uma instituição que é referência no assunto e prepara você, na prática, para o mercado de trabalho. 

Com certeza, fazer o seu curso de Enfermagem em uma faculdade em Curitiba que é referência em qualidade de ensino faz toda diferença no seu currículo e na hora de conquistar o primeiro emprego. 

Falando em graduação, uma grande alternativa para quem busca conciliar os estudos com outras atividades é a modalidade EaD. 

Flexível e com uma plataforma de ensino moderna, a educação a distância permite que você conquiste o tão sonhado diploma. Se você quer saber mais do assunto, não deixe de conferir o nosso post: Formação acadêmica x jornada de trabalho: como conciliar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *