No Brasil, MBA não é mestrado. Entenda o porquê.

No Brasil, MBA não é mestrado. Entenda o porquê.

Puxada pela grande demanda de alunos graduados em cursos universitários de bacharelado, tecnologia e licenciatura, a procura por uma formação em pós-graduação apresenta significativo crescimento.

É muito comum que as pessoas confundam os termos e os tipos de pós-graduação disponíveis aqui no país. Há quem ache que MBA e Mestrado são a mesma coisa, ou ainda, que as especializações fazem parte da mesma categoria de pós-graduação que os cursos de Mestrado e Doutorado.

Nesse post, vamos desmistificar a crença de que MBA é Mestrado, entre outros equívocos regularmente cometidos quando o assunto é pós-graduação.

O que é especialização?

Os cursos de especialização fazem parte da pós-graduação lato sensu, voltada para um objetivo técnico ou profissional mais específico.

Trata-se de uma área um pouco mais aberta na pós-graduação, tanto em relação aos formados quanto aos cursos universitários. Aqui, pode ocorrer a possibilidade de uma mudança de área do conhecimento, não necessariamente a continuidade da mesma formação do graduado.

Com carga horária mínima de 360 horas, não há a necessidade de recomendação da Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou do Ministério da Educação (MEC), como ocorre com os Mestrados e Doutorados.

O MBA (Master Business Administration) também compõe a modalidade de pós-graduação lato sensu, e tem seu foco em cursos de negócios e gestão. Porém, existem cursos de MBA em outras áreas, como o campo da saúde e da comunicação, por exemplo.

MBA e Mestrado são a mesma coisa?

Muito por causa de sua sigla em inglês, Master Business Administration, acontece a associação automática do MBA ao Mestrado. Entretanto, afirmar que MBA é mestrado está definitivamente errado.

Além destes cursos integrarem direções distintas dentro da pós-graduação (lato sensu para o MBA, e stricto sensu para o Mestrado), suas razões de ser não possuem quaisquer semelhanças.