Não perca tempo esperando pelo estágio obrigatório!

Não perca tempo esperando pelo estágio obrigatório!

Planejar sua carreira profissional é algo que deve ser feito o quanto antes. Se você sabe exatamente o que precisa fazer para alcançar o sucesso, fica mais fácil tomar as decisões que vão lhe colocar no caminho certo.

O estágio eletivo, também conhecido como estágio optativo, é uma das atividades que pode lhe aproximar do seu sonho. Descubra exatamente o que é e porque fazê-lo!

O que é estágio obrigatório e estágio eletivo?

Como o próprio nome já indica, o estágio obrigatório é aquele exigido pela matriz curricular de um curso de ensino superior. O estágio obrigatório faz parte da carga horária do curso e é um dos requisitos para conquistar o diploma. Geralmente, não há remuneração ou qualquer tipo de vínculo trabalhista associado.

Já o estágio eletivo não faz parte da carga horária da faculdade, mas é muito importante para desenvolver seus conhecimentos e habilidades na sua área. Pode ser remunerado ou não, tudo depende da empresa que está oferecendo a vaga.

Para se candidatar a um estágio optativo, você deve estar regularmente matriculado e a vaga tem que ter a ver com o seu curso. O mais comum é que as empresas comecem a admitir estudantes a partir do segundo ano de faculdade.

E-book - A sutil arte de ser desejado pelas empresas

Por que fazer um estágio optativo?

Ter feito um estágio optativo valoriza o currículo de qualquer candidato. Saiba por que a seguir:

1. Ganhar experiência o quanto antes

Mercado de trabalho globalizado, candidatos altamente qualificados, novas demandas técnicas… Esses são alguns motivos que tendem a tornar as empresas cada vez mais exigentes com quem vão contratar.

Nessa hora, quem tem experiência comprovada tem uma grande vantagem competitiva em relação aos demais candidatos. Mas você só vai adquiri-la colocando a mão na massa.

A melhor parte de um estágio optativo é a possibilidade de fazer um pouco de tudo, desempenhando diferentes atividades e explorando novas perspectivas sobre um assunto.

2. Entender melhor a área de seu interesse

Durante um estágio eletivo, você aprende quais são os papéis, responsabilidades e atribuições de cada setor ou colaborador numa organização.

Aproveite a oportunidade para realmente entender como essas partes funcionam juntas, conhecer as ferramentas usadas para resolver os desafios e solucionar suas dúvidas.