Acesse o conteúdo

Não perca tempo esperando pelo estágio obrigatório!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Não perca tempo esperando pelo estágio obrigatório!

Planejar sua carreira profissional é algo que deve ser feito o quanto antes. Se você sabe exatamente o que precisa fazer para alcançar o sucesso, fica mais fácil tomar as decisões que vão lhe colocar no caminho certo.

O estágio eletivo, também conhecido como estágio optativo, é uma das atividades que pode lhe aproximar do seu sonho. Descubra exatamente o que é e porque fazê-lo!

O que é estágio obrigatório e estágio eletivo?

Como o próprio nome já indica, o estágio obrigatório é aquele exigido pela matriz curricular de um curso de ensino superior. O estágio obrigatório faz parte da carga horária do curso e é um dos requisitos para conquistar o diploma. Geralmente, não há remuneração ou qualquer tipo de vínculo trabalhista associado.

Já o estágio eletivo não faz parte da carga horária da faculdade, mas é muito importante para desenvolver seus conhecimentos e habilidades na sua área. Pode ser remunerado ou não, tudo depende da empresa que está oferecendo a vaga.

Para se candidatar a um estágio optativo, você deve estar regularmente matriculado e a vaga tem que ter a ver com o seu curso. O mais comum é que as empresas comecem a admitir estudantes a partir do segundo ano de faculdade.

E-book - A sutil arte de ser desejado pelas empresas

Por que fazer um estágio optativo?

Ter feito um estágio optativo valoriza o currículo de qualquer candidato. Saiba por que a seguir:

1. Ganhar experiência o quanto antes

Mercado de trabalho globalizado, candidatos altamente qualificados, novas demandas técnicas… Esses são alguns motivos que tendem a tornar as empresas cada vez mais exigentes com quem vão contratar.

Nessa hora, quem tem experiência comprovada tem uma grande vantagem competitiva em relação aos demais candidatos. Mas você só vai adquiri-la colocando a mão na massa.

A melhor parte de um estágio optativo é a possibilidade de fazer um pouco de tudo, desempenhando diferentes atividades e explorando novas perspectivas sobre um assunto.

2. Entender melhor a área de seu interesse

Durante um estágio eletivo, você aprende quais são os papéis, responsabilidades e atribuições de cada setor ou colaborador numa organização.

Aproveite a oportunidade para realmente entender como essas partes funcionam juntas, conhecer as ferramentas usadas para resolver os desafios e solucionar suas dúvidas.

Veja também: 

É o momento de fazer perguntas e pedir ajuda, se necessário. Afinal, você ainda está aprendendo e tudo bem ter dificuldade, ok?

3. Construir credibilidade profissional

Nunca é cedo demais para planejar sua carreira profissional. Além de lhe ajudar a crescer como pessoa, o estágio não-obrigatório lhe permitirá crescer profissionalmente e construir sua credibilidade na área.

Seja sugerindo novas abordagens ou melhorando as existentes, se você fizer um bom trabalho é possível que a empresa queira lhe contratar quando o seu estágio optativo terminar.

4. Desenvolver suas habilidades comunicativas no ambiente de trabalho

Já pensou chegar numa reunião com investidores falando gírias ou lidar com um público leigo usando jargões? Pior ainda: aparecer super vestido num almoço de trabalho informal ou desarrumado diante de pessoas importantes do setor.

É preciso adaptar sua linguagem (verbal e corporal) ao ambiente de trabalho. No estágio eletivo, você aprende a se comunicar e a se vestir adequadamente, construindo relações profissionais com pessoas de todas as idades, classes sociais ou cargos.

Aprenda a planejar sua carreira profissional

Fazer um estágio obrigatório ou um estágio optativo é apenas uma parte da sua jornada profissional. Por meio deles, você adquire novas habilidades, expande sua rede de contatos e vê em primeira mão como funciona a área na qual você pretende atuar.

Mas se você quer saber como planejar sua carreira profissional e ter sucesso no mercado de trabalho, recomendamos o e-book “A sutil arte de ser desejado pelas empresas: um guia para iniciantes”.

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *