Mestrado em Psicologia: perspectivas de carreira

Mestrado em Psicologia: perspectivas de carreira

Aprimorar os conhecimentos na área em que já atua. Esse é o principal eixo motivador àqueles que buscam um mestrado em Psicologia. Formar pesquisadores e docentes que tenham conhecimento e habilidade para lidar com as questões e desafios que o cotidiano profissional apresenta.

E para quem pensa em realizar uma pós-graduação stricto sensu na área, conheça agora as possibilidades de atuação de um mestre em Psicologia.

Como articular teoria e prática no mestrado em Psicologia?

Uma das características do exercício profissional de um psicólogo é a abrangência de atuação que a carreira permite. É possível não só clinicar, como também trabalhar em organizações sociais, empresas, serviço público e também desenvolvendo pesquisas científicas.

O psicólogo que envereda pela academia tem como forte característica o desejo e a necessidade de trazer descobertas que se revertam em soluções propositivas para a sociedade. Dessa forma, o profissional da área consegue articular o pensamento crítico que a pesquisa de mestrado promove à uma atuação prática na comunidade. E você sabe quais as áreas em que um psicólogo pode desenvolver uma pesquisa acadêmica?

A amplitude das áreas de pesquisa em Psicologia

Com o objetivo de cumprir um de seus pilares, o fomento à pesquisa de qualidade, a Universidade Tuiuti oferece o curso de mestrado em Psicologia com foco em duas áreas de atuação: Psicologia Forense e Psicologia Social e Saúde.

A linha de pesquisa em Psicologia Forense tem por objetivo formar professores-pesquisadores com ampla capacidade de oferecer solução às questões prementes em psicologia forense, tais como a atuação em varas de família e de infratores, penitenciárias, escolas, delegacias, departamentos de Polícia Civil e Militar, dentre outros. Por isso, o mestrado conta, ainda, com o Núcleo de Estudos de Psicologia Forense, o Nufor, que, desde 2014, reúne estudantes para discussão dos temas em voga na área, em cursos, palestras, grupos de estudo e atendimento à população encaminhada pela Justiça.

Já a linha de pesquisa em Psicologia Social e Saúde tem por objetivo estudar os vieses psicossociais relativos à saúde de indivíduos, comunidades e grupos nas mais variadas formações sociais. O pesquisador oriundo dessa formação tem amplo repertório para analisar a saúde do indivíduo e sua relação com o contexto social. Essa linha conta ainda com laboratório de pesquisa no qual se desenvolve a articulação entre a universidade e as Unidades Básicas de Saúde, CREAS, CRAS, escolas, ONGs, bem como comunidades atendidas por esses diferentes equipamentos sociais.

Universidade Tuiuti, de portas abertas para o conhecimento

Não é à toa que a Tuiuti alcançou a posição de melhor universidade particular do Paraná e figura entre as 10 melhores do Brasil, segundo o ranking do MEC. Isso é fruto do esforço constante da instituição em oferecer aos seus alunos e egressos todo o ferramental para se desenvolverem como profissionais.

E essa premissa se estende à excelência na formação de seus mestres e doutores, futuros professores e pesquisadores de nosso país. Disponibilizar laboratórios, construir conhecimento em conjunto e incentivar os alunos na promoção da relação entre universidade e comunidade são elementos-chave na constituição de nossa missão.

É por isso que nossos egressos saem da Tuiuti não só com uma formação acadêmica de qualidade, mas acima de tudo, com o propósito da promoção humana na consecução de suas atividades profissionais.

Quer saber mais sobre nosso curso de mestrado em Psicologia? Acesse o ebook com conteúdo exclusivo.

Nova call-to-action