Acesse o conteúdo

Mestrado em Psicologia Forense: por que fazer na Tuiuti?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Mestrado em Psicologia Forense: por que fazer na Tuiuti?

Conheça os benefícios e diferenciais oferecidos pela Universidade Tuiuti para o mestrado em Psicologia Forense. 

O que é Psicologia Forense?

Existem diferentes áreas de estudo dentro  da Psicologia. A pós-graduação em Psicologia Forense, entretanto, trata de um viés mais voltado para violência, direitos humanos e conflitos sociais.

Para explicar de forma mais prática, vamos dividir a Psicologia Forense em dois grandes focos de estudo: criminal e cível.

A Psicologia Forense na área criminal

Esse foco de estudo engloba os casos de abusos (sexual, psicológico),violência contra mulher, ou criança, entre outros.

A Psicologia Forense na área cível

A área cível estuda questões como guarda de filhos, bullying em escolas, relações de trabalho, etc. 

Quem pode fazer o mestrado em Psicologia Forense?

O Mestrado em Psicologia Forense desperta o interesse de profissionais das áreas de Psicologia, Direito, Enfermagem, Serviço Social, entre outras.

Leia nosso e-book sobre pós-graduação em Psicologia.

Ao compreender do que se tratam os estudos dessa área da Psicologia, você certamente vai entender por que a Universidade Tuiuti é a escolha certa para a realização da sua pós em Psicologia.

Nova call-to-action

Continue lendo e saiba as vantagens de estudar na Tuiuti e os benefícios para sua carreira.

O diferencial da Universidade Tuiuti para o mestrado em Psicologia Forense

Uma pós-graduação Stricto Sensu consiste basicamente no desenvolvimento de uma pesquisa. Sendo assim, é fundamental que a universidade ofereça todos os recursos necessários para o mestrando elaborar uma pesquisa de excelência.

A infraestrutura da Tuiuti para o mestrado em Psicologia Forense é motivo de orgulho para a universidade. Mas por quê?

O motivo pelo qual a infraestrutura da Tuiuti é o grande diferencial da pós em Psicologia é porque a universidade permite que os mestrandos utilizem o próprio campus como espaço de coleta de dados através de parcerias e convênios.

Parcerias e convênios da Tuiuti

Através de parcerias e convênios, as pesquisas em Psicologia Forense têm se desenvolvido nos próprios ambientes de atuação da área. Sendo esses ambientes as Varas de família e de infratores, penitenciárias, escolas, delegacias, departamentos de Polícia Civil e Militar e outros.

A Universidade Tuiuti tem convênio com:

  • Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) / AVIS – Associação para a Vida e Solidariedade;
  • NUPEP – Núcleo de Política Criminal e Execução penal;
  • Tribunal de Justiça do Paraná;
  • Projeto Enxugue Essas Lágrimas (PEEL), convênio com o Tribunal de Justiça do estado do Paraná para o atendimento de vítimas de abuso sexual;
  • DEPEN (Observatório de Execução Penal e Direitos Humanos);
  • Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa, PR;
  • Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Curitiba, PR;
  • Chácara Quatro Pinheiros, que acolhe 40 adolescentes, do sexo masculino, em situação de risco ou cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida;
  • Associação Lar das Acácias, com cerca de 12 meninos cumprindo medida protetiva de acolhimento institucional;
  • Lar de Meninas Jardim Pinheiros, com cerca de 12 meninas cumprindo medida protetiva de acolhimento institucional;
  • Instituto João Ferraz de Campos, que atende crianças em situação de risco social, para atendimento psicológico.

Todos esses convênios garantem uma boa prática de pesquisa para os mestrandos, uma vez que será possível coletar dados diretamente dos campos de atuação. Além de, é claro, beneficiar a comunidade através dos estudos.

Por isso, a Universidade Tuiuti tem orgulho da infraestrutura que proporciona aos seus alunos de pós-graduação em Psicologia.

Portanto, a Tuiuti oferece um diferencial que faz dela a melhor escolha para mestrado em Psicologia Forense.

Os benefícios para a sua carreira

Um mestrado é benéfico em qualquer área de conhecimento, pois gera maior autoridade ao profissional. Mestres têm a possibilidade de seguir carreira acadêmica e garantem uma maior remuneração em seus cargos. 

Porém, vamos tratar de mais alguns benefícios da pós-graduação em Psicologia, em especial no que se refere ao mestrado junto às instituições parceiras da Tuiuti.

A importância da pesquisa

A Psicologia é uma ciência ainda nova em nossa sociedade, dessa forma, ela necessita de pesquisadores da área. Ou seja, ao iniciar um mestrado em Psicologia você estará contribuindo – e muito – para essa área de conhecimento como um todo e para toda a comunidade.

Sendo assim, o pesquisador tem muito prestígio e reconhecimento. Os convites para palestras e congressos não serão raros.

Não é difícil imaginar o quanto uma pesquisa ganha ao ser realizada no próprio campo de atuação. Profissionais com acesso às instituições das quais a Universidade Tuiuti é parceira, e que podem vivenciar as situações estudadas, ganham ainda mais notoriedade. Afinal, esses profissionais elaboram uma pesquisa com muita propriedade e autoridade no assunto. 

Portanto, tornar-se um mestre contribui para a ciência, para o próprio profissional e em especial para aqueles que vão se beneficiar da pesquisa.

A oportunidade de networking e visibilidade

O mestrado, de modo geral, é uma grande oportunidade de networking e visibilidade. Entretanto, o mestrado em Psicologia Forense com a possibilidade de pesquisa no próprio campo da área de estudo aumenta ainda mais o networking do profissional. 

O networking é fundamental para sua carreira, afinal, é a partir do contato com outros profissionais que surgem convites importantes. Um exemplo são convites para palestrar em universidades, congressos e eventos. Mas é muito mais do que isso, através dos contatos feitos durante o mestrado é possível criar parcerias valiosas ao profissional, inclusive a nível internacional. 

Os convênios e parcerias da Universidade Tuiuti permitem que o mestrando amplie seu networking para além dos profissionais da mesma área de estudo. 

A Universidade Tuiuti é a escolha certa para o seu mestrado em Psicologia Forense

De acordo com todas as informações contidas nesse post, fica claro que a Universidade Tuiuti é a melhor escolha para o mestrado em Psicologia Forense. Afinal, a Tuiuti oferece a melhor infraestrutura para sua pesquisa e crescimento profissional.

O ambiente acadêmico é muito atrativo para qualquer profissional, pois a pós-graduação é o caminho para se desenvolver e crescer profissionalmente. Por isso, a Tuiuti acompanha o aluno em cada etapa desse processo, desde a escolha da melhor opção de pós-graduação para você até o crescimento da sua carreira.

Leia o e-book Doutorado: uma formação, várias opções de atuação.

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *