Acesse o conteúdo

Mestrado em Comunicação e Linguagens: quais as novidades da área?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Mestrado em Comunicação e Linguagens: quais as novidades da área?

Conheça as novidades no mestrado em Comunicação e Linguagens e suas contribuições na era tecnológica. Além disso, tenha dicas sobre  como fazer pesquisas nessa área, bem como as possibilidades de atuação para os mestres e doutores.

Comunicação e Linguagens na era digital

Antes de compreendermos a comunicação e linguagem na era digital, vamos definir do que se tratam os estudos dessa área.

Em comunicação é estudado os processos e formatos de comunicação, desde a fala até as formas de interação mais atuais e sua influência na sociedade.

Para saber mais sobre a especialização em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti, leia nosso e-book.

Comunicação e Linguagens

Você certamente já reparou que os processos e formatos de comunicação estão mudando constantemente, tais como as formas de interação e influência na sociedade. Essas mudanças ocorrem por estarmos em meio à era digital.

Também conhecida como era da informação ou era tecnológica, a era digital foi consolidada no início do século XX. Estamos, portanto, vivendo a era digital nos tempos atuais. Dessa forma, é possível afirmar que nunca houve um momento tão rico e oportuno para uma especialização em Comunicação e Linguagens, e você vai entender o porquê. 

A era digital é marcada pela união de tecnologias físicas, digitais e biológicas. Tais tecnologias estão mudando o nosso jeito de ser, pensar, trabalhar e, é claro, comunicar. Sendo assim, existe um campo muito amplo de novas descobertas na área de Comunicação e Linguagens.

As novidades na especialização em Comunicação e Linguagens

As novidades no mestrado em Comunicação e Linguagens são tantas que seria impossível listar todas, uma vez que a era digital está revolucionando a comunicação. Portanto, ter conhecimento e estar atualizado nessa área é um grande diferencial.

Um mestrado ou doutorado em Comunicação e Linguagens – em especial na era da informação – é de muito valor. Afinal, um profissional com especialização em comunicação não só possui conhecimento para lidar com as mudanças,como pode vir a ser um agente das inúmeras inovações que surgem. A novidade do mestrado em Comunicação e Linguagens pode ser a sua pesquisa!

Contribuições na era tecnológica

Devido às transformações constantes, existem muitas áreas de pesquisa ainda pouco exploradas, o que reflete positivamente na facilidade de inovar. 

A comunicação e linguagens na era digital estão sendo revolucionárias, e estudos que compreendem essa revolução muito contribuem para o entendimento e avanço da era tecnológica.

Docentes e discentes do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti têm participado dos principais eventos científicos nacionais e internacionais da área da Comunicação, apresentando pesquisas em diversos encontros, congressos e simpósios da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema Audiovisual (SOCINE), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (REDE ALCAR), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), da Associación Iberoamericana de Comunicación (IBERCOM). 

Acompanhe as novidades da especialização em Comunicação e Linguagens através das publicações no site da Universidade Tuiuti.

2 dicas de como fazer pesquisas na área da Comunicação

A Especialização em Comunicação e Linguagens se trata de uma pós-graduação Stricto SensuIsso significa que é necessário o desenvolvimento de uma pesquisa para a conclusão do curso. No caso do mestrado, o curso é concluído com uma dissertação. Por sua vez, o doutorado em Comunicação e Linguagens é finalizado com a entrega de uma tese.

Mestrado e Doutorado: quais as diferenças, vantagens e desvantagens?

A  amplitude de análises possíveis na área da comunicação é enorme, o que é bom, pois garante uma facilidade em inovações. Porém as muitas possibilidades podem dificultar na escolha de uma única linha de pesquisa.

Sendo assim, saiba dicas de como fazer pesquisas para um mestrado ou doutorado em Comunicação e Linguagens. 

1. Foque em um campo de estudo

A Comunicação possui uma qualidade multidisciplinar extensa. Ou seja, é possível desenvolver estudos no âmbito da Educação, Política, Psicologia, Tecnologia, entre outros!

Por isso, uma dica valiosa é definir em qual desses campos de estudo você irá focar! Isso dará um maior direcionamento e a base para sua pesquisa.

Elabore seu projeto de pesquisa para mestrado e doutorado em 6 passos

2. Conheça os grupos de pesquisa

De acordo com as Linhas de Pesquisa,desenvolvem-se projetos investigativos e criam-se Grupos de Pesquisa. Neles participam docentes e orientandos, além de docentes e discentes interessados. Os grupos integram pesquisadores de diversas modalidades de práticas científicas.

Nos grupos, além de encontrar muito material útil para a sua pesquisa, também é possível entrar em contato para tirar dúvidas ou pedir sugestões, por exemplo.

Leia também: A importância dos grupos de pesquisa na pós-graduação Stricto Sensu

Elabore seu projeto de pesquisa para mestrado e doutorado

Possibilidades de atuação no mercado de trabalho

As possibilidades profissionais são extremamente amplas para um mestre ou doutor. Afinal, esses títulos garantem que você é um especialista altamente valorizado na área.

O mestrado ou doutorado em Comunicação e Linguagens é um diferencial profissional e tanto! O motivo é que a especialização na área, oferecida pela Universidade Tuiuti, é uma das poucas disponíveis no Brasil, e a única no Paraná e em Santa Catarina. Portanto, essa exclusividade da formação, faz com que o mercado se torne altamente convidativo. 

O profissional encontra várias oportunidades de docência, além da convocação para ministrar palestras, cursos e participar de congressos. Afinal, existe uma escassez de profissionais comparado com a abrangência de possibilidades da área.

Leia também: Por que escolher um mestrado em cinema e audiovisual.

Quem pode fazer a pós-graduação em Comunicação e Linguagens?

A característica interdisciplinar no campo da comunicação permite que profissionais de diferentes áreas se interessem pelo curso de pós-graduação. 

Atualmente o programa de pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti conta com alunos pertencentes a áreas de Arte, Arquitetura e Urbanismo, Produção Cultural, Direito, Gestão imobiliária, Gestão Empresarial, Assessorias Estaduais e EaD, além da procura mais tradicional das áreas de Publicidade, Jornalismo Cultural, Cinema e Audiovisual. 


Leia para saber mais sobre a especialização em comunicação: O que você pode aprender em um mestrado em Comunicação e Linguagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *