Acesse o conteúdo

Medicina Veterinária: um curso com alto mercado de trabalho

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Medicina Veterinária: um curso com alto mercado de trabalho

Quando a paixão pelos animais se transforma em vocação, nada melhor do que optar pela faculdade de Medicina Veterinária. Essa é uma profissão que conquista boa parte dos brasileiros, tanto é que o Brasil é o país com o maior número de médicos veterinários no mundo.

Mas, apesar de muito concorrido, o mercado de trabalho para quem cursa a faculdade de Veterinária oferece muitas oportunidades em diversas áreas e especializações distintas, por isso, o curso é uma ótima opção quando se fala em empregabilidade.

Quem pensa em fazer o curso de Medicina Veterinária provavelmente nem imagina a variedade de caminhos que pode seguir dentro dessa profissão. Conheça mais sobre as especializações e o mercado de trabalho para esse profissional!

Animais de pequeno porte

A maioria dos profissionais formados em Medicina Veterinária optam por cuidar de cachorros, gatos e aves, encontrando muitas vagas em pet shops, clínicas veterinárias e como autônomos.

Animais de grande porte

Trabalhar com animais de grande porte pode ser uma boa para quem possui fácil acesso às áreas rurais, já que é lá que estão as melhores oportunidades. Além dos cuidados básicos com os animais, os médicos veterinários são muito requisitados para trabalhar com técnicas de reprodução animal.

Animais selvagens

A grande biodiversidade do Brasil favorece quem gosta de animais selvagens. Aqui, você pode escolher entre os silvestres e selvagens ou exóticos.

Para lidar com eles, é preciso ser aventureiro e corajoso! São onças, leões, macacos, panteras etc., encontrados em zoológicos, parques, projetos ecológicos ou por meio do IBAMA.

Como a maioria desses órgãos são do governo, você terá que prestar concurso público.

Indústria farmacêutica veterinária

É isso mesmo! Você também pode se tornar um farmacêutico veterinário, formulando medicamentos e orientando sua administração nos animais. É uma especialização que tem cada vez mais espaço em clínicas, fabricantes de medicamentos veterinários e também laboratórios voltados à Medicina Veterinária.

Veja também:

Inspeção de produtos derivados de animais

A base da nossa alimentação é de origem animal. Por isso, tanto os órgãos de inspeção quanto os produtores de alimentos precisam de veterinários para garantir a saúde dos animais que devem gerar produtos para o consumo. Assim, os veterinários podem ser contratados por frigoríficos, laticínios, granjas e outros produtores, bem como os órgãos de vigilância sanitária federais, estaduais ou municipais.

Marketing veterinário

Especialistas em veterinária têm sido cada vez mais aproveitados na área de marketing, como consultores de negócios do ramo. Portanto, se você tem interesse por marketing e vendas, pode se dar muito bem nessa área. Hoje já existem até empresas de consultoria para clínicas veterinárias, sendo um segmento de mercado que está em expansão.

Área acadêmica

Ser professor também é uma opção para quem faz esta graduação. Você pode seguir em um mestrado e doutorado ou atuar como pesquisador. Vale ressaltar que essa é uma atividade que visa à produção de conhecimento e inovação, importante para o desenvolvimento de qualquer área profissional.

Agora que você já conhece as possibilidades dessa carreira, já pode fazer sua inscrição para o vestibular do curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *