Acesse o conteúdo

Me formei em História, como devo seguir?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Me formei em História, como devo seguir?

A História da sociedade se constrói a cada dia que passa, por isso se você se formou ou pretende fazer este curso de graduação, tenha em mente que seu destino será continuar estudando por muito tempo! Como naturalmente as pessoas que procuram por essa faculdade gostam muito de ler e pesquisar, este plano com certeza irá agradá-las.

historiador estuda o passado sobre diversos aspectos, entre eles economia, cultura, ideias e cotidiano em geral. Esse trabalho de resgate da memória da sociedade é realizado a partir de pesquisas com documentos como manuscritos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos.

Os cursos de graduação em História (Presencial, Semipresencial ou EaD) desta área são divididos em bacharelado e licenciatura. Enquanto o primeiro é mais voltado para pesquisa, o segundo tem foco na formação de educadores e é o mais comum no Brasil. 

Em ambos os casos, o formado em História pode trabalhar em museus, arquivos históricos, ONGs, centros de memória cultural, institutos de pesquisa, consultorias para produções que necessitam de apoio histórico (de TV ou cinema, por exemplo) e editoras de livros didáticos. Para dar aulas em escolas, cursinhos ou instituições de ensino superior é necessário ter licenciatura. 

Tanto para quem pretende construir uma carreira de pesquisa quanto para quem seguir com docência, fazer uma pós-graduação é essencial. Os cursos de pós são divididos em duas grandes áreas: (1) lato sensu, que incluem especializações e MBA e são mais focados em técnicas para aplicar no dia a dia da profissão; e (2) stricto sensu, que abrangem os cursos de mestrado e doutorado, com o objetivo de produzir novos conhecimentos sobre o que está sendo estudado. 

Especialmente para quem investir em atividades de pesquisa, outra opção a fazer depois de se formar, que tem tudo a ver com o perfil de quem faz esta graduação, é escrever livros. Diversos historiadores famosos produziram obras clássicas. Podemos citar como exemplos Sérgio Buarque de Holanda, Boris Fausto e Gilberto Freyre. 

Pós em História: pré-requisito para quem vai dar aulas

Para dar aulas no ensino superior é necessário, no mínimo, ter uma especialização. Mas, especialmente no caso de docência em universidades públicas, o indicado é ter mestrado e doutorado na área. Alguns concursos para professor nestas instituições colocam os cursos stricto sensu como pré-requisito para o candidato que queira participar. 

Nos ensinos fundamental e médio não é obrigatório ter uma especialização. Entretanto no caso de concursos para escolas públicas, os títulos de pós-graduação, sejam lato sensu ou stricto sensu, contam pontos e funcionam como critério de desempate. 

Veja também:

Áreas para se especializar

As possibilidades de estudos depois de acabar o curso são muito variadas. A escolha irá depender essencialmente do assunto com o qual o profissional mais se identificar. Confira algumas opções para fazer uma especialização em História depois da faculdade: 

  • História Social;
  • História do Brasil;
  • História e Cultura Afro-Brasileira;
  • História das Religiões;
  • História Econômica;
  • História da Arte;
  • História e Cultural;
  • Museologia;
  • Arqueologia.

Além de ser pré-requisito para trabalhar em alguns locais, a pós-graduação tem outra grande vantagem: na maioria das vezes ela significa um aumento de salário para o profissional. Para quem gosta de ler, pesquisar e estudar, não há combinação melhor: aprender coisas novas e ainda poder ganhar mais!

Esperamos que este post tenha e ajudado a encontrar caminhos para seguir sua carreira. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários do blog que ficaremos muito felizes em responder. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *