Acesse o conteúdo

Graduação semipresencial: qual área escolher? Descubra!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Graduação semipresencial: qual área escolher? Descubra!

A graduação semipresencial é uma modalidade de ensino que utiliza recursos online e encontros presenciais em sala de aula a fim de proporcionar uma formação profissional de qualidade. Portanto, quem deseja se formar em um curso reconhecido pelo MEC e com uma metodologia que dialoga com o nosso tempo deve investir em uma graduação semipresencial.

Dessa forma, continue a leitura e conheça os cursos oferecidos na Tuiuti Mixed e saiba como escolher entre bacharelado, licenciatura e tecnologia, além de compreender como é o mercado de trabalho para quem faz uma faculdade semipresencial em Curitiba. Confira agora!

As três áreas da faculdade semipresencial em Curitiba

Os cursos semipresenciais oferecidos na Universidade Tuiuti do Paraná são divididos em três grandes áreas: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, conheça cada uma das áreas para saber quais são os melhores cursos para a sua formação profissional.

Bacharelado

bacharelado forma profissionais generalistas. Ou seja, o estudante que conquista o título de bacharel conta com uma visão ampla e abrangente dos conhecimentos necessários para o exercício da profissão.

Por isso, ao longo da graduação semipresencial da área de bacharelado, o aluno realiza atividades teóricas e práticas a fim de aprender sobre as diversas possibilidades profissionais da área de estudo. Logo, devido à ampla formação profissional, o bacharel pode atuar em diferentes áreas de uma mesma profissão e conta com boa empregabilidade.

Para se formar um profissional generalista e com conhecimentos técnicos abrangentes, clique aqui e conheça os cursos semipresenciais de bacharelado da Tuiuti.

Licenciatura

A licenciatura é uma modalidade do ensino superior que forma profissionais aptos para lecionar. Ou seja, os profissionais formados em cursos semipresenciais de licenciatura podem ensinar sobre a sua área de formação nos ensinos fundamental e médio, além de cursos profissionalizantes.

Dessa forma, além dos conhecimentos técnicos da área estudada, o estudante de licenciatura também aprende a didática, as metodologias de ensino, a filosofia da educação, etc.

Portanto, se você deseja atuar na área da educação e desenvolver habilidades ligadas ao ensino, os cursos de licenciatura são a escolha certa para você. Além disso, optar por um curso semipresencial na área de licenciatura pode ser o início de uma carreira acadêmica de sucesso.

Para ser um profissional dessa área e atuar na educação, clique aqui e conheça as opções de cursos da modalidade semipresencial da Tuiuti.

Tecnologia

Os cursos da área de tecnologia têm como objetivo formar profissionais especialistas em um determinado segmento de uma profissão. Portanto, as graduações semipresenciais de tecnologia atendem às necessidades do mercado ao formar profissionais capacitados e especializados.

Vale ressaltarmos que o curso tecnólogo ou curso superior de tecnologia é reconhecido pelo MEC como uma graduação e corresponde à modalidade de ensino superior. Logo, é diferente de um curso técnico, uma vez que o curso técnico não possui o peso de uma graduação.

Dessa forma, se o seu desejo profissional é se formar especialista em um determinado segmento de uma profissão, os cursos da área de tecnologia são ideais para você.

Para ser um profissional da área de tecnologia e atuar como especialista no mercado de trabalho, clique aqui e conheça as opções de cursos semipresenciais da Tuiuti.

Agora que você sabe quais são as áreas dos cursos semipresenciais oferecidos na Universidade Tuiuti do Paraná, entenda como escolher a graduação semipresencial ideal para o seu futuro acadêmico e profissional. Leia até o final!

Como escolher entre uma graduação semipresencial de bacharelado, licenciatura ou tecnologia

Para escolher entre bacharelado, licenciatura e tecnologia, é importante compreender quais são os seus objetivos profissionais, bem como qual é a área certa para alcançar aquilo que você almeja. Saiba, portanto, quando escolher cada uma das três principais áreas da faculdade semipresencial em Curitiba.

Saiba quando escolher bacharelado

Escolha um curso da área de bacharelado se desejar ser um profissional generalista, com uma boa base teórica e prática dos conhecimentos técnicos, além de uma visão ampla das diferentes funções da profissão.

Além do mais, o bacharelado é ideal para quem almeja uma atuação profissional diversificada e oportunidades no mercado de trabalho em diferentes setores. Logo, o profissional da área pode exercer suas funções em empresas públicas e privadas, indústrias, escritórios, consultórios, clínicas etc.

Saiba quando escolher licenciatura

Escolha um curso de licenciatura se você deseja atuar na área da educação e quer aprender como lecionar. Ou seja, escolha essa área se você quer estudar disciplinas de cunho pedagógico para ensinar, nos ensinos fundamental e médio, os conhecimentos técnicos aprendidos na graduação semipresencial.

Há uma grande carência de professores no Brasil, logo, a demanda no mercado de trabalho é alta para quem opta por um curso de licenciatura.

Saiba quando escolher tecnologia

Escolha um curso da área de tecnologia se você pretende se formar um especialista e atuar em um segmento específico de uma profissão. Isso porque, quem opta por essa área de conhecimento se dedica aos estudos de um determinado setor, focando, exclusivamente, essa atuação profissional.

A graduação semipresencial da área de tecnologia foi criada com o objetivo de atender às demandas atuais do mercado de trabalho, portanto, são cursos que duram menos tempo, pois têm como foco acompanhar o dinamismo atual do mercado, formando profissionais preparados e atualizados para o exercício da profissão.

Dessa forma, os cursos de tecnologia são uma ótima opção para quem pretende investir menos tempo e dinheiro em uma graduação, pois costumam ser cursos de menor duração quando comparados aos cursos de bacharelado e licenciatura.

Os egressos do ensino semipresencial da área de tecnologia encontram um mercado de trabalho aquecido e em ascensão, uma vez que as empresas estão cada vez mais interessadas em formar equipes multidisciplinares e contratar profissionais especializados em um setor específico.

Sendo assim, está claro quais são as possíveis áreas dos cursos de uma graduação semipresencial e como escolher entre bacharelado, licenciatura e tecnologia de acordo com as suas ambições acadêmicas e profissionais.

Você já sabe quais são os cursos oferecidos, agora, é hora de conhecer mais a universidade certa para a sua formação profissional! Por isso, acesse, agora mesmo, o site da Universidade Tuiuti do Paraná.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *