Graduação EaD: 9 técnicas de estudos para ter um ótimo desempenho

Graduação EaD: 9 técnicas de estudos para ter um ótimo desempenho

graduação EaD ganha cada vez mais espaço no ensino superior brasileiro e tem comprovado sua eficiência na formação de profissionais qualificados. Afinal, os cursos de educação a distância obtiveram um maior percentual de notas 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do que os cursos de ensino presencial.

De acordo com o CPC, 2,7% dos cursos de graduação a distância conquistaram conceito 5 enquanto apenas 1,6% dos cursos presenciais alcançaram o mesmo conceito. É importante ressaltar que, essa avaliação leva em consideração os resultados do Enade, prova feita pelos alunos dos cursos.

Mas como estudar e ter um ótimo desempenho na graduação a distância? Conheça estas 9 técnicas de estudos e aproveite ao máximo o seu ensino superior!

Utilize o método Cornell

Assim como nos encontros presenciais, é recomendável que o aluno da educação a distância tenha um caderno ao seu lado durante as aulas para que possa fazer anotações do conteúdo. Entretanto, diferente do curso de graduação na modalidade presencial, o aluno EaD tem a vantagem de poder pausar, voltar e assistir quantas vezes quiser a explicação do professor.

Dessa forma, praticar o método Cornell pode ser uma ótima maneira de organizar o seu caderno de estudos. Essa técnica consiste em separar a folha em duas partes, sendo que do lado esquerdo são anotadas palavras-chave do conteúdo e do lado direito breves descrições sobre elas.

Elabore mapas mentais

Outra maneira de utilizar o seu caderno e criar anotações inteligentes é a elaboração de mapas mentais. A ideia é conectar tópicos de uma forma gráfica utilizando as palavras-chave relacionadas ao assunto estudado.

Experimente anotar o assunto principal no centro da folha e os assuntos derivados ao seu redor, sempre criando conexões entre um assunto e outro.

Seja organizado

Ser organizado é fundamental para o bom desempenho em uma graduação a distância, pois os horários de estudo e o comprometimento com o curso dependem muito do aluno. Por isso, profissionais formados no ensino superior EaD são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho, pois certamente são pessoas organizadas, disciplinadas e comprometidas.

Portanto, organize sua rotina e os seus estudos para que o seu desempenho no curso de graduação seja otimizado.

Defina suas prioridades

Uma vez que é importante ser organizado para os estudos na graduação EaD, uma dica valiosa para organizar melhor o seu tempo e suas tarefas é definir prioridades. Ou seja, não basta apenas ter uma lista do que precisa fazer, é importante definir o que deve ser feito com mais urgência.

Dessa forma, é possível aproveitar melhor o tempo e se organizar de maneira mais eficiente, garantindo que as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo e sem pressa.

Tenha um cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos é uma ótima ideia para se manter organizado e focado nos estudos. Por isso, determine um horário de estudos e o que será estudado naquele período. Por exemplo, na terça-feira, você vai se dedicar aos estudos da disciplina X e assunto Y, e o tempo de estudo será dividido entre videoaulas, leitura bibliográfica e exercícios.

É importante ser bastante específico e ter clareza de como será feito o estudo, pois assim você não se sente perdido na hora de estudar. Ou seja, definindo um cronograma, você otimiza o seu tempo e o seu aproveitamento.

eBook - Graduacao EaD

Prepare o local ideal para os estudos

É essencial estudar em um local adequado, de forma que você possa se concentrar e aproveitar ao máximo esse momento. Afinal, é importante que o espaço seja organizado para que você possa fazer anotações em um caderno, se sentar confortavelmente, ouvir bem o que é dito nas videoaulas e ficar livre de distrações.

Portanto, aposte em um ambiente específico e preparado para o seu momento de dedicação aos estudos. Isso fará toda a diferença no seu desempenho na educação a distância.

Evite distrações

Estamos cercados de distrações, seja nos encontros presenciais ou nos estudos em casa, então é importante entender o que pode tirar o seu foco e evitar isso. Uma boa dica é deixar o celular no modo avião para não receber notificações e não se sentir tentado a dar aquela olhada rápida nas redes sociais.

Além disso, avise aos seus familiares ou pessoas que moram com você que naquele momento você não estará disponível, pois é o seu momento de estudo. Não deixe a televisão ligada ou barulhos ao fundo que possam chamar a sua atenção e tirar o seu foco.

Crie objetivos e metas

Criar objetivos e metas é uma ótima maneira de se manter motivado, focado e organizado nos estudos. Além disso, ao definir uma meta clara é mais fácil entender o que deve ser feito para alcançá-la. Ou seja, você saberá quais as ações necessárias para atingir o seu objetivo e, consequentemente, ter um ótimo desempenho no ensino superior.

Não deixe de tirar sua dúvidas

Apesar de a graduação a distância oferecer autonomia ao aluno, os estudos EaD não são solitários. Portanto, utilize todos os recursos oferecidos pela universidade, como fóruns, troca de e-mails com o professor ou tutor do curso, interação e conversas com seus colegas, entre outros, para não ficar com nenhuma dúvida sobre o assunto estudado.

Sendo assim, pratique essas 9 técnicas de estudos para ter um ótimo desempenho na sua graduação EaD e seja um excelente profissional para o mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre como se organizar nos estudos? Então leia agora mesmo EaD: métodos de organização de estudos para essa modalidade!