Acesse o conteúdo

Gosta de dançar? Que tal uma especialização em Dança?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Gosta de dançar? Que tal uma especialização em Dança?

O crescimento de academias de dança em todo o Brasil e a transmissão de programas e lançamentos de filmes musicais têm proporcionado um crescimento relevante no mercado da Dança. Por conta dessa procura, os profissionais tem se dedicado cada vez mais com anos de estudos, participação em workshops, eventos, congressos etc. Consequentemente, a preocupação com o  objetivo do ensino e a compreensão dos movimentos são evidentes.

A partir de reflexões entre os temas Dança/Consciência Corporal e compreensão dos movimentos, o curso de especialização em dança deve oferecer condições para o profissional atuar em diferentes ambientes, como academias e escolas, e disponibilizar aos alunos referenciais teóricos e práticos. Claro, aprofundando conhecimento na área e envolvendo aspectos educativos, formativos, coreográficos e culturais.

Como detalhe extra, é importante destacar a ênfase da pós em dança de salão. A própria concepção do curso tem disciplinas como Elementos Fundamentais para Práticas das Danças de Salão, Gêneros Latinos, Dança Afro, Danças Brasileiras – Nativas e Inovadoras dentre outras, distribuídas em dois módulos..

A democratização da dança

Além disso, o curso também incentiva a pesquisa e a experimentação científica e pedagógica na área. Também usa recursos metodológicos como aulas teóricas, aulas práticas, seminários, análise de vídeos etc. Para quem quer fazer pós-graduação em dança em Curitiba o conhecimento é muito rico.

O envolvimento com o aprendizado da Dança pede a participação de diferentes disciplinas e, um dos seus objetivos, deve ser promover a manifestação humana.

Qualificação profissional

Também é importante perceber que existem diferentes campos de atuação profissional e, felizmente, para o profissional especializado em Dança eles são muito grandes. Uma das coisas mais importantes nesta especialização é ampliar pesquisas na área. No curso de especialização em Dança são discutidos os diferentes tipos de danças e suas origens, colocando-as como conteúdos curriculares.

Quem ama dançar e tem interesse na discussão da dança como prática motora pode fazer essa pós-graduação. Claro que é necessário uma graduação anterior e cumprir todos os requisitos, como apresentação de documentos, por exemplo, para ser admitido no curso.

Profissional multifacetado

Profissionais das áreas de humanas, saúde e biológicas, além de pesquisadores e professores formados, entre outros, também podem fazer este curso. Alunos graduados em Educação Física, Dança e Pedagogia talvez tenham um melhor aproveitamento e aprendizagem, pelo fato de serem áreas correlatas. Mas o profissional de dança pode ter formação variada e quem faz pós-graduação em dança em Curitiba não é diferente.

Para avaliar o aluno que deseja ser especialista nesta área do conhecimento, ele deverá apresentar uma monografia diante da Banca Examinadora na instituição na qual quer realizar os estudos. Neste trabalho, ele deve concentrar suas conclusões dentro da temática escolhida para a pesquisa, na qual será concedida uma nota de acordo com o entendimento dos professores. Aprovado e eliminadas as outras disciplinas, o aluno já pode ser chamado pós-graduado e especialista em Dança.

Gostou do curso de Especialização em Dança? Divulgue para seus amigos nas redes sociais!

Conheça agora: 

Leia também: Lato Sensu ou Stricto Sensu: opções de pós-graduação em Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *