Acesse o conteúdo

Formação acadêmica x jornada de trabalho: como conciliar?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Formação acadêmica x jornada de trabalho: como conciliar?

Trabalhar e estudar, esse é o desafio de muitos alunos ao ingressar no ensino superior. Para lidar com os custos da mensalidade, materiais, transporte e diversos outros itens que são essenciais para a graduação, muitos estudantes precisam conciliar a jornada de trabalho com os estudos.

Segundo um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2019, cerca de  2,6 milhões de brasileiros conciliavam os estudos com o trabalho. Mas se você chegou até aqui e está pensando “será que eu conisgo?”, a resposta é sim!  Não é uma tarefa fácil, mas apesar da rotina corrida, é possível conciliar ambas atividades e realizar o sonho de entrar na faculdade. 

Apesar de parecer uma grande missão, com as táticas certas, essa combinação pode ficar muito mais fácil. Quer saber como estudar e trabalhar ao mesmo tempo? A seguir, separamos quatro dicas de como conciliar a sua formação acadêmica com a jornada de trabalho.

Primeiro passo: escolha a modalidade certa para você!

Sabemos que são muitas escolhas na hora de começar a sua graduação, e uma decisão importante para quem precisa conciliar a sua rotina com o trabalho é a modalidade de estudo. Há diversos cursos com uma metodologia dinâmica e mais flexível com os horários, como os cursos EaD e semipresenciais.

Para quem tem uma rotina corrida e precisa trabalhar pela manhã ou à noite, estabelecer seus próprios horários e estudar onde estiver é uma grande vantagem, você tem flexibilidade tanto no tempo quanto no espaço, afinal, você não precisa ir às aulas presenciais diariamente.

Mas esses não são os únicos benefícios do curso semipresencial ou do ensino a distância. Os alunos que optam por uma das modalidades têm comodidade, autonomia no processo do estudo online, acesso a uma plataforma moderna e podem tirar suas dúvidas quando quiserem, por meio do ambiente virtual de ensino. Muitas vantagens, não é?

Além disso, a graduação EaD também pode ser um alívio para o seu bolso! Sem se deslocar todos os dias para graduação, você poupa não só o seu tempo como também economiza em transporte.

E as vantagens não param por aí, outro grande benefício financeiro é o valor da mensalidade. Em geral, os cursos EaD costumam ter preços mais atrativos e acessíveis do que as graduações presenciais.

Caso, mesmo com todas essas vantagens, você esteja preocupado com o diploma e seu ingresso no mercado, temos boas notícias!  Tanto o diploma do curso EaD quanto o semipresencial tem o mesmo peso para o mercado de trabalho que um curso presencial. 

Veja também:

E-book - Educação à Distância

Organize o seu tempo!

Quando se trata de conciliar mais de uma atividade, cada minuto é precioso. Por isso, é essencial para o seu sucesso tanto nos estudos quanto no trabalho uma boa organização dos seus horários.

O primeiro passo é criar uma rotina; estabeleça horários para trabalho, estudo e lazer. Faça um cronograma do seu dia a dia, assim, você distribuirá, da melhor forma, o seu tempo e as atividades que você precisa realizar.

Nesse ponto, também vale criar um calendário com todos os trabalhos que você precisa entregar na universidade, isso o ajudará a se manter dentro dos prazos e a estabelecer um tempo dentro da sua rotina para colocar a mão na massa e executá-lo.

Não se esqueça, também, de dedicar um tempo para você; separe, na sua agenda, um momento de lazer para aproveitar com a sua família, amigos ou, até, maratonar uma série. O importante é você fazer algo que goste, pois isso é essencial e não é negociável! Lembre-se de que a sua saúde mental está em primeiro lugar!

E já que estamos falando de tempo, quando for o seu horário de descanso no trabalho, nada de ficar estudando, ok? Descanse, realmente, a mente e o corpo, afinal, é uma rotina cansativa. Cada coisa em seu devido momento! Você tem todo um cronograma planejado, siga-o! Chegará a hora certa de estudar e fazer suas atividades. 

Aprenda a priorizar

Se você acompanha o nosso blog, sabe como uma graduação é fundamental para você que quer investir na sua carreira profissional. Mas para conciliar o trabalho e os estudos, é preciso aprender a priorizar.

Imagine a seguinte situação: um dos professores pede uma apresentação para a próxima semana, mas você tem uma prova de outra matéria daqui a 2 dias e, em paralelo a isso, seu chefe pediu que você redigisse algo para entregar daqui a 15 dias.

No primeiro momento, pode até parecer assustador a quantidade de atividades a se fazer. Mas calma! Respire fundo, analise com calma que você verá que tem tempo para fazer tudo! Com a alta demanda de exercícios, pode até parecer difícil saber qual a prioridade, mas ao decorrer da sua rotina, vai se tornando mais fácil. 

Quando você começa a dar prioridade ao que é mais urgente, torna-se mais fácil conciliar o trabalho e os estudos. Primeiro, foque a prova que está mais próxima, logo depois, a apresentação, e, em seguida, o seu trabalho. Ao priorizar, você consegue finalizar tudo com antecedência e não fica quebrando a cabeça, atolado em atividades. 

Trabalho, estudo e tecnologia!

Você já pensou que a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de conciliar estudo e trabalho? Atualmente, utilizamos a tecnologia para quase tudo, ela está sempre presente no nosso dia a dia, desde o momento que acordamos e olhamos o celular até quando precisamos falar com alguém e fazer uma videochamada.

E nos estudos, como ela pode ajudar? Existem diversas ferramentas que podem facilitar a criação de uma rotina e auxiliar as atividades da universidade. A seguir, listamos três apps que facilitarão o seu dia a dia. 

  • Evernote – o aplicativo é o software que lhe permite criar diversas anotações em um só lugar e organizar a sua rotina, anotar lembretes ou, até mesmo, listar as suas tarefas e organizá-las no calendário. 
  • Scribd – já imaginou ter acesso a livros, podcasts, audiolivros e documentos em um só lugar? Com o Scribd, você tem acesso a tudo isso e muito mais! Desde arquivos mais raros até livros que vão ajudar você na graduação. A plataforma tem um leque de opções digitais.
  • Trello – gerenciar seus projetos e atividades, com certeza, ficará mais fácil com a plataforma. Mas ele não serve somente para equipes e empresas. Com um painel de gerenciamento, o software ajuda você a manter organizada a sua rotina e atividades.

Além de baixar esses aplicativos, é hora de começar a colocar em prática todas as nossas dicas. Colocando-as em execução, você verá que conciliar trabalho e estudo é possível sim, principalmente se você está determinado a isso! E já que tocamos no assunto mercado de trabalho, você já notou que o mercado está cada vez mais difícil de ser competitivo e exigente, não é? 

Hoje em dia, é extremamente importante buscar um diferencial para se destacar na sua área de atuação. Quer começar uma capacitação? Confira o nosso último post com x dicas de capacitação para o mercado de trabalho atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *