Financiamento estudantil para mestrado e doutorado: como conseguir

Financiamento estudantil para mestrado e doutorado: como conseguir

O financiamento estudantil tem sido uma ótima alternativa para alunos matriculados e cursando graduação em instituições de ensino superior. A boa notícia é que também é possível valer-se de financiamentos estudantis para a pós-graduação. Seu mestrado e o seu doutorado estão mais próximos!

Financiamento para mestrado e doutorado

A maior parte dos programas que você já conhece ou deve ter ouvido falar, que são aqueles mais difundidos para as graduações, operam com as pós-graduações. Pensar em como pagar o mestrado ou como pagar o doutorado não será mais uma preocupação distante, e sim uma realidade.

Vamos apresentar para você todos os modelos de financiamento para mestrado e doutorado existentes. Escolha o que mais se adequa às suas necessidades!

PRAVALER

Com o crédito universitário, o seu curso de mestrado ou doutorado pode ser pago no mínimo no dobro de tempo de sua duração. O financiamento pode ser contratado antes de você iniciar o curso ou mesmo enquanto já estiver em andamento.

Bolsas de estudo

Bolsas de estudo também são ótimas para quem precisa de financiamento para fazer o mestrado e doutorado. Veja as opções a seguir:

CAPES

Equivalente ao que faz o PROUNI para os cursos de graduação, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) atua de forma um pouco diferente, oferecendo as bolsas de estudo em dinheiro, destinado ao custeio das mensalidades de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Atualmente, os valores mensais para bolsas estão assim distribuídos:

• Mestrado – R$ 1.500,00;
  • Doutorado – R$ 2.200,00;
  • Pós-Doutorado – R$ 4.100,00.

O órgão também possui programas de bolsas para pós-graduação no exterior e outras modalidades especiais.

Esperamos que a questão de como pagar o mestrado ou como pagar o doutorado tenha no mínimo, ficado mais esclarecida. Na verdade, o que esperamos mesmo, é que você coloque essa ideia em prática. Você já tem pelo menos 4 bons motivos para isso!

Quer ficar por dentro de conteúdos como esse? Siga-nos no Facebook!