Acesse o conteúdo

Faculdade de Odontologia: carreira e futuros garantidos

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Faculdade de Odontologia: carreira e futuros garantidos

faculdade de Odontologia forma profissionais para o cuidado amplo da saúde bucal das pessoas. Por ano, em média, saem dessa graduação quase 9 mil dentistas no Brasil. Ao total, são 220 mil profissionais atuando por todo o país. Mas será que essa é uma carreira promissora? Quem sai da faculdade de Odontologia está com o futuro garantido?

Se você deseja cursar a graduação e ainda está em dúvida sobre o cenário da profissão, continue a leitura. Mostraremos neste post qual a perspectiva do mercado odontológico no Brasil!

Perspectivas da carreira

Odontologia é a segunda profissão mais rentável no Brasil, ficando atrás somente da Medicina. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta que um dentista ganha em média R$ 4.200 e trabalha por semana quase 38 horas. Outro dado importante e positivo para o setor é que cerca de 90% dos egressos da faculdade de Odontologia atuam na área.

Embora seja crescente o número de consultórios para a manutenção da saúde bucal, a esfera pública é o maior empregador dos dentistas brasileiros. Mas, claro, existem postos de trabalhos que vão além dessas oportunidades. Listamos algumas dessas áreas abaixo.

E-book - Curso de Odontologia

Áreas de atuação

Em 2018, o Conselho Federal de Odontologia ampliou as possibilidades de atuação dos profissionais de saúde bucal. Acupuntura, Homeopatia e Odontologia do Esporte são as mais recentes especialidades da área reconhecidas pelo órgão. Bom, além disso, o dentista pode trabalhar nas seguintes demandas:

Empreendedorismo

Abrir o próprio consultório é uma grande oportunidade para quem deseja um crescimento acima da média. Isso porque essa área é responsável por atender a um mercado exigente por procedimentos odontológicos novos, principalmente estéticos, cada vez mais eficientes.

Aqui, alguns dos requisitos básicos necessários é saber ou gostar da ideia de administrar um negócio. Outro aspecto importante é o desejo de conciliar a habilidade técnica com o empreendedorismo.

Ortodontia

É a área da Odontologia que cuida do desenvolvimento da arcada dentária dos pacientes por meio de aparelhos ortodônticos. Trata-se de setor bastante popular.

Clínica-geral

Ao sair da faculdade de Odontologia, o profissional já estará apto a atuar no atendimento ao público para o cuidado da saúde bucal. As principais atividades são a limpeza dentária, aplicação de flúor, remoção de cáries e realização de pequenas cirurgias.

Veja também:

Implantodontia

Nesta área, o dentista atua com a implantação de próteses — fixas ou móveis — no paciente. Esse profissional pode trabalhar tanto em consultórios particulares quanto na esfera pública.

Odontopediatria

Cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes é a atividade principal do profissional que ingressa nessa área. Além da capacidade técnica, é fundamental que o dentista tenha paciência e jeito com os pequenos.

Afinal, não se trata apenas do cuidado com os dentes, mas sim a prevenção da saúde bucal para os futuros adultos. É nessa fase que se cuida de aspectos como problemas na mordida, mastigação e desenvolvimento da fala.

Odontologia Estética

Essa área lida com a vaidade dos pacientes. O dentista é responsável por realizar procedimentos odontológicos como clareamento dental, bichectomia (redução das bochechas) e restaurações estéticas.

É uma área que está em constante evolução, com a chegada de novas tecnologias e aparelhos, e tem grande procura por parte dos pacientes.

Bom, já deu para notar que a faculdade de Odontologia é uma área promissora para atuação no mercado profissional, não é mesmo?  As possibilidades são diversas e há uma demanda constante. Afinal, a saúde bucal vai além da manutenção dos dentes, envolve o cuidado com a autoestima e bem-estar.

Pronto para ingressar nessa carreira? Conheça a graduação em Odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná!

UTP Ebook Odontologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *