Faculdade de Nutrição: do que se trata?

Faculdade de Nutrição: do que se trata?

Nutrição nada mais é do que o processo de alimentação, que fornece os nutrientes necessários para que possamos sobreviver e desempenhar bem nossas atividades diárias.

Ter uma boa alimentação é essencial para uma vida saudável. E é por isso que precisamos da ajuda de um profissional de Nutrição. Sua função é ensinar as pessoas a ter uma alimentação adequada, promovendo a saúde e a qualidade de vida.

Ao optar pela faculdade de Nutrição, você vai aprender sobre os alimentos e o que eles provocam no organismo, podendo aconselhar e adequar os hábitos alimentares das pessoas para prevenção de doenças graves, como colesterol, diabetes e outras.

Quer saber mais sobre a profissão? Então, confira o artigo a seguir!

Como é a graduação em Nutrição?

No curso de Nutrição, você terá a oportunidade de conhecer tudo sobre os alimentos e suas propriedades, sabendo também os efeitos que cada elemento provoca no corpo humano. Por isso, a maioria das disciplinas são focadas na área de ciências biológicas — anatomia, biologia celular, avaliação nutricional, genética, metabolismo, imunologia, entre outras. Porém, uma boa parte do curso concentra assuntos de química, para o estudo da composição dos produtos alimentícios.

E, por falar em química, a faculdade de Nutrição possui muitas aulas em laboratórios, onde o aluno pode se aprofundar nos procedimentos de preparo, manuseio e conservação de alimentos.

Há duas opções para ingressar na área de Nutrição: o curso técnico, de 2 anos e o bacharelado, com duração de 4 anos. No entanto, é  importante ressaltar que o técnico não substitui a formação do bacharel, ou seja, ele não dá o direito ao registro no Conselho Regional de Nutrição.

E mais: para concluir a faculdade de Nutrição, é obrigatório fazer um estágio supervisionado, assim como apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as áreas em que um nutricionista pode atuar?

O profissional de Nutrição tem muitas opções de carreira.

Na área clínica, ele pode auxiliar pacientes que sofrem com problemas de obesidade, por exemplo, a emagrecer, fazendo um trabalho de reeducação alimentar. Também pode orientar os hábitos nutricionais de atletas e alunos de academias, resultando em melhor desempenho nos treinos.