Faculdade de Farmácia: uma formação a serviço da cura

Faculdade de Farmácia: uma formação a serviço da cura

Se você tem interesse em fazer um Curso de Farmácia saiba que, ao se tornar um profissional desta área, você estará levando adiante uma atividade que vem passando de geração para geração há milhares de anos.

• Mesmo as mais antigas civilizações já possuíam pessoas dedicadas a buscar os medicamentos que trouxessem a cura.
  • No Século X surgem as primeiras boticas na Espanha e na França – elas são a origem das farmácias atuais
  • As primeiras caravelas que chegaram ao Brasil já trouxeram figuras como o barbeiro-cirurgião, o aprendiz de boticário e os padres jesuítas com o conhecimento medicinal de sua época.

Com o passar dos séculos todo o avanço da ciência trouxe incríveis transformações e oportunidades.

Profissionais competentes e empresas gigantescas

Hoje a farmácia é uma ciência que envolve profissionais extremamente competentes, multinacionais gigantescas, laboratórios sofisticados e muitos milhões de dólares investidos em pesquisas de desenvolvimento de novos medicamentos. Entre as maiores companhias farmacêuticas do mundo estão:

Todas as empresas farmacêuticas acima têm unidades no Brasil, que, aliás, é um dos principais mercados em todo o mundo.

Os profissionais de farmácia possuem um código de ética que orienta a qualidade de seu trabalho.

Entre as principais entidades do setor, temos:

• A Federação Nacional dos farmacêuticos (FENAFAR);
  • A Sociedade Brasileira de farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH);
  • Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA);
  • E, no Estado do Paraná, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR).

O que você precisa fazer para começar?

Para você se tornar um profissional de farmácia o primeiro passo é se inscrever no vestibular. O curso de farmácia dará a você a capacidade de compreender todo o universo dos fármacos, drogas, medicamentos e seus usuários.

Mas talvez seu maior prazer será trabalhar a favor da cura das pessoas, fazendo da sua profissão uma dedicação pessoal em prol da saúde daqueles que mais precisam de cuidados por estarem em um momento de maior fragilidade.

De nada valeriam os hospitais, os cirurgiões, os médicos, as enfermeiras, se não houvessem as medicações que levam o paciente de seu estado mais frágil até o pronto restabelecimento de seu vigor físico e psicológico. E, principalmente, os farmacêuticos envolvidos com estes medicamentos, desde a sua concepção até a administração diária junto à população.