Acesse o conteúdo

Especialização em Ressonância: um update nos seus conhecimentos

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Especialização em Ressonância: um update nos seus conhecimentos

A evolução recente nas técnicas de Ressonância magnética estão sendo aplicadas ao estudo do desenvolvimento das patologias. O aprimoramento na tecnologia dos instrumentos, sensores e análise de dados possibilitam examinar uma variedade de interações biomoleculares com maior detalhamento.

Com isso surge a necessidade de atualizar os conhecimentos na área, a medida que o mercado exige que os profissionais vão além dos métodos tradicionais. A especialização em Ressonância Magnética da Universidade Tuiuti do Paraná tem como diferencial oferecer uma abordagem moderna e avançada desta técnica, que é amplamente utilizada atualmente. A seguir obtenha mais detalhes da técnica de diagnóstico por imagem, e como essa utiliza campos magnéticos para formar imagens de anatomia e processos fisiológicos do corpo humano.

Os avanços da Ressonância

A ressonância magnética está recebendo atenção crescente à medida que mais pesquisadores das ciências biológicas se voltam para imagens não invasivas na hora de diagnosticar perturbações, fenótipos e patologias dos organismos. Tudo isso só é possível, graças às melhorias na resolução dos aparelhos que agora alcançam maior sensibilidade no rastreamento de células vivas, imagens de difusão restrita, microscopia funcional e atlas tridimensionais de camundongos. Aplicações importantes também estão sendo desenvolvidas fora da biologia nas áreas de mecânica de fluidos, geologia e química.

O salto na tecnologia ampliou o perfil de aplicação dos dispositivos de ressonância magnética e deverá expandir e tornar ainda mais promissor o mercado de trabalho para quem faz uma especialização em Ressonância Magnética.

O mercado em expansão

Os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado global de ressonância magnética é a possibilidade de fornecer imagens com menor exposição a radiações prejudiciais, aumento da adoção de ressonância magnética em diversos países em desenvolvimento. As empresas que produzem tais equipamentos, como a GE, a Siemens e a Philips, têm uma grande participação na melhoria da tecnologia, bem como nos canais de distribuição globais, o que ajuda o número crescente de centros de diagnóstico públicos e privados em todo o mundo.

O profissional que opta por essa pós-graduação encontrará várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho, principalmente em clínicas, hospitais, laboratórios e centros de diagnóstico, tanto públicos quanto privados. Os conhecimentos adquiridos podem ser utilizados na aplicação de protocolos e otimização de processos.

Seja um especialista

Durante a especialização, você desenvolverá uma boa compreensão dos mecanismos da ressonância, incluindo o funcionamento interno dos dispositivos utilizados no diagnóstico de pacientes e como estes definem a faixa de possíveis aplicações biomédicas. Você também será capaz de julgar qual modalidade de imagem é adequada para as necessidades específicas e entender os limites e promessas de cada categoria.

A especialização em Ressonância Magnética da Universidade Tuiuti do Paraná é oferecida presencialmente, com carga horária total de 490 horas. O corpo docente é formado por profissionais qualificados e com ampla experiência na área, onde os alunos terão contato com as seguintes disciplinas:

  1. Física da Ressonância Magnética,
  2. Anatomia Aplicada,
  3. Segurança e Instrumentação,
  4. Manipulação e Tratamento de Imagem,
  5. Farmacologia

Além de protocolos variados de acordo com a especialidade escolhida, sendo algumas destas cardiovascular, músculo-esquelético, neurorradiologia, medicina interna, cabeça e pescoço, coluna vertebral e mamária. E também aprenderão sobre metodologia científica e realizarão estágio supervisionado.

Que tal antes de tomar essa decisão importante solicitar mais informações a respeito da pós-graduação em Ressonância Magnética da Universidade Tuiuti do Paraná?

Baixe agora o E-book para fazer sua escolha com maior tranquilidade e segurança!

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *