Acesse o conteúdo

Especialista em periodontia, saiba tudo sobre essa área

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Especialista em periodontia, saiba tudo sobre essa área

Você que é um profissional da Odontologia, já pensou em ser especialista em Periodontia? Quem se especializa na área, receberá muitas oportunidades para explorar, afinal, de acordo com CFO (Conselho Federal de Odontologia), cerca de 23% da população tem problemas em manter a saúde bucal, incluindo doenças de gengiva, que é o foco desse ramo.

E para estimular ainda mais a sua curiosidade sobre essa formação, preparei esse conteúdo com as principais informações sobre o mercado de trabalho e os campos de atuação.

Entenda mais sobre o setor

De modo geral, podemos definir a Periodontia como a especialidade responsável por tratar de doenças da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes. Então, caso você decida investir nessa capacitação, saiba que poderá incluir em seu trabalho o diagnóstico, a promoção de ações preventivas e o tratamento das alterações desses tecidos. 

Conheça o mercado de trabalho

Assim como em qualquer outra profissão, o especialista em Periodontia precisa ser dedicado, persistente e de constante atualização para que consiga acompanhar as novas técnicas, tecnologias e conceitos que chegam ao mercado, a fim de oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes e um tratamento de qualidade e durabilidade.

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a profissão está entre as mais bem remuneradas, com baixíssimos níveis de desemprego. Contudo, posso afirmar que a real valorização está ligada ao tipo de serviço que o periodontista oferece aos seus clientes. 

A partir disso, não importa onde decida atuar – serviços público, clínicas de convênios, sindicatos ou clínicas particulares como autônomo -, o importante é se tornar referência no que faz para se destacar. Portanto, invista em cursos, congressos, palestras e outros meios de manter sua excelência na profissão.

Saiba como se especializar

Primeiramente, escolha uma instituição de ensino bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação) para obter um diploma válido e conseguir uma boa colocação logo de início. O CFO estabeleceu a regra que determina que a pós-graduação deve ter, no mínimo, 750 horas de estudo.

Depois disso, você precisará fazer o registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia) do seu estado como Periodontista para poder atuar na profissão regularmente.

Com todas essas informações, com certeza você já está mais familiarizado com a profissão. Entretanto, devo reforçar que o especialista em Periodontia precisa de atualização constante, pois estamos falando de a área que recebe inovações tecnológicas e de tratamento frequentemente.

Além disso, para conseguir se estabelecer como autônomo, saiba que é essencial saber lidar com pessoas; algo inerente à rotina de trabalho. Esse contato fará com que desenvolva vínculos de responsabilidade e amizade com os pacientes, conexão indispensável para avançar na carreira.

Se interessou pelo curso? Acesse a página da Tuiuti e entenda como funciona essa especialização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *