Entenda o vestibular da Tuiuti!

Entenda o vestibular da Tuiuti!

Todo mundo sabe o que é vestibular e como ele pode abrir a primeira porta para uma carreira de sucesso! Mas quando chega a hora de fazer a prova, é normal que os estudantes fiquem com algumas dúvidas sobre essa fase. Por isso, neste post vamos falar sobre como funciona o vestibular da Tuiuti e como ingressar em uma das faculdades mais tradicionais do Paraná!

Como funciona o vestibular da Tuiuti

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece mais de 35 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento nas opções de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia. Depois de escolher o que mais combina com você, é hora de ver qual forma de ingresso é a mais indicada no seu caso!

Na Tuiuti, os processos seletivos ocorrem por meio do vestibular tradicional, do vestibular agendado e a partir da nota do Enem, dos quais vamos falar melhor a seguir. Mas é importante lembrar que, além desses três processos seletivos, os estudantes também podem ingressar na instituição de ensino a partir da modalidade de segunda graduação ou transferência.

No primeiro caso, os estudantes que já tenham um diploma de curso superior podem ingressar na faculdade sem fazer o processo seletivo, caso haja vagas remanescentes. Já a transferência é direcionada aos alunos que cursam uma faculdade em outra instituição e querem ingressar na Tuiuti. Nos dois casos, é preciso inscrever-se e aguardar a análise da instituição.

Manual de redação

Vestibular tradicional

Quando falamos em vestibular, logo pensamos naquela sala cheia de estudantes com o tempo cronometrado para responder todas as questões e fazer a redação, não é? Pois esse é o vestibular tradicional, aquele que reúne vários estudantes para prestar a prova ao mesmo tempo.

Na Tuiuti, há o vestibular de verão, em que as inscrições ocorrem geralmente no terceiro semestre do ano e a prova é realizada no último semestre, e o vestibular de inverno, com inscrições e prova realizadas no segundo semestre de cada ano.

Para inscrever-se, basta acessar a página do vestibular tradicional Tuiuti, preencher seus dados pessoais e os dados do curso e ficar atento ao dia, local e horário de prova, assim como a outras informações que compõem o edital.

Vestibular agendado

Como o vestibular tradicional é o mais famoso, muitos estudantes se perguntam o que é vestibular agendado e por que fazer vestibular dessa forma. Bom, no vestibular agendado quem escolhe a data e horário da prova é o próprio estudante, tornando o processo seletivo mais flexível para quem não tem disponibilidade de fazê-lo pelo vestibular tradicional.

Neste caso, a inscrição ocorre da mesma forma, a partir da página do vestibular agendado da Tuiuti. Os dados preenchidos também são os mesmos e a diferença fica por conta da escolha da data e horário da prova, que deve respeitar o prazo estabelecido no edital. A prova é feita em um dos campi da universidade e é digital, o que torna a divulgação do resultado mais ágil.