Entenda o que se estuda em uma faculdade de Farmácia

Entenda o que se estuda em uma faculdade de Farmácia

O Brasil está entre os maiores mercados consumidores de medicamentos do mundo, o que demanda profissionais competentes e comprometidos com a saúde da população. Mas, para trabalhar na área, é preciso cursar uma boa faculdade de Farmácia. Leia esse post para saber o que se aprende nesse curso e como o conhecimento do farmacêutico é aplicado nas atividades da profissão!

Como é a faculdade de Farmácia?

graduação em Farmácia é um bacharelado com 5 anos de duração, divididos em 10 períodos de curso. Ela forma profissionais da área da Saúde, que compreendem o funcionamento do corpo humano, têm conhecimento sobre doenças e agentes transmissores e também sobre tratamentos e curas.

Boa parte da grade curricular é dedicada às Ciências Biológicas e às Ciências Exatas, especialmente as aulas em laboratórios. O estudante da faculdade de Farmácia aprende na prática como identificar reações bioquímicas, analisar substâncias e conhecer suas características e utilidades.

A profissão do farmacêutico é abrangente, com 135 especialidades diferentes. Por isso, a graduação em Farmácia é um curso abrangente, com disciplinas que preparam para atuar tanto em indústrias, quanto em drogarias, laboratórios, hospitais e órgãos públicos.

Quais são as disciplinas estudadas?

A faculdade de Farmácia começa com aulas de Anatomia, Biologia Celular e Histologia, para que os alunos compreendam bem o organismo humano e possam aprofundar esse conhecimento nos períodos seguintes.

Por exemplo, nas aulas de Imunologia é estudado nosso sistema imunológico, que combate as doenças, e nas aulas de Genética Molecular e Clínica são abordadas doenças hereditárias.

A faculdade de Farmácia inclui também aulas de Farmacognosia, sobre princípios ativos naturais das plantas e de Fitoquímica e Fitoterápicos, sobre compostos vegetais e medicamentos naturais. São disciplinas muito relevantes para quem deseja fundar uma farmácia artesanal ou trabalhar em uma.

Em Farmacotécnica, o estudante aprende a produzir medicamentos eficazes, nos quais os princípios ativos da matéria prima estão presentes no produto final. Essa matéria é essencial para o trabalho na indústria farmacêutica, assim como as aulas de Tecnologia Farmacêutica, que tratam do desenvolvimento de remédios, administração, conservação e dosagem.

curso de graduação ideal para você

Para atuar na indústria alimentícia, o estudante da faculdade de Farmácia precisa estudar Bromatologia, matéria na qual aprende sobre a composição dos alimentos, suas propriedades e efeitos no organismo. Já as aulas de Toxicologia Geral e Clínica permitem investigar contaminações, trabalhar na vigilância sanitária e conhecer substâncias nocivas à saúde.

Disciplinas diferenciadas

Em uma faculdade de Farmácia em Curitiba é interessante verificar se consta a disciplina de Radiofarmácia na grade curricular. Esse é um diferencial que permite trabalhar com medicamentos radioativos, mais usados em tratamentos contra câncer. Quem estuda Radiofarmácia pode trabalhar em hospitais e clínicas de medicina nuclear, manipulando os radiofármacos e acompanhando a evolução de pacientes.

Para quem quer trabalhar em hospitais, as aulas de Farmácia em Terapia Nutricional permitem atuar na elaboração de compostos alimentares para dieta enteral ou parenteral. Isso é, formulações nutritivas para pessoas impossibilitadas de se alimentarem via oral.

A disciplina de Cosmetologia também não integra a grade curricular de todas as faculdades de Farmácia, mas é importante para quem tem interesse no segmento estético da profissão. Nas aulas, o futuro farmacêutico aprende a desenvolver, testar e garantir a qualidade de produtos cosméticos, como maquiagens, por exemplo.

A faculdade de Farmácia é um curso que forma profissionais com responsabilidade sobre a saúde das pessoas, por isso exige muito estudo e dedicação. O ideal é escolher uma universidade com boa infraestrutura, incluindo laboratórios e clínicas-escola, onde os alunos podem aprender com experiências práticas.

Baixe o e-book da Universidade Tuiuti do Paraná sobre esse curso para conhecer o mercado de trabalho e saber tudo sobre o melhor curso de Farmácia em Curitiba!