Acesse o conteúdo

Entenda como é uma especialização em Dança

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Entenda como é uma especialização em Dança

Com o crescimento de academias de dança em todo o país, o interesse em buscar uma especialização em Arte – Dança na Escola tem aumentado proporcionalmente no mercado. Desse modo, profissionais da área têm se de dicado em melhorar suas qualificações, participando de workshops, congressos e pós-graduações. 

A partir desse panorama, no conteúdo de hoje, você verá um pouco sobre como funciona a especialização em dança, como é o perfil do profissional e o que se estuda no curso. Continue acompanhando e confira!

Como é o perfil do profissional em dança?

O especialista em dança é um profissional com interesse em arte que percebe seu corpo e movimentos como um meio comunicador de uma cultura ou mensagem. É comum pensar que se trata de um indivíduo que já possui formação anterior em artes ou dança, mas é um profissional que pode surgir de qualquer área do conhecimento — humanas, exatas, biológicas.

Em geral, eles possuem grande foco em objetivos, alta concentração, disciplina, gostam de se relacionar com pessoas, são dinâmicos e sabem se adaptar facilmente a diferentes ambientes. 

O que se estuda no curso de especialização?

Em suma, a especialização em Arte – Dança na Escola é um curso que preparará o profissional nas questões práticas de dança e no embasamento teórico que um profissional educador precisa contar. Sendo assim, as disciplinas como História da Dança também fazem parte da grade de formação.

Nessa pós-graduação, o aluno aprenderá elementos de composição de coreografia e finalizará o curso apto a criação e montagem de espetáculos. No âmbito pedagógico, algumas das disciplinas abordadas são: “Trabalhando a Psicomotricidade na Escola” e “Educação Inclusiva e a Dança”, que garante à todos os alunos a inclusão na prática da dança escolar.

Como é o mercado de trabalho para quem atua na área?

Conforme dissemos inicialmente, a demanda por profissionais da dança tem aumentado exponencialmente, então, as instituições de ensino têm exigido candidatos altamente qualificados e habilitados em aplicar a disciplina da dança, teatro e espetáculo. Entretanto, como se trata de uma exigência recente, a faixa salarial ainda é um tanto flutuante.

As remunerações são definidas com base no segmento de atuação desse educador e do nível de formação, tamanho da instituição contratante e outras variáveis. Em geral, os salários giram em torno dos R$2.100,00.

É importante destacar que nem todo profissional especializado em Arte – Dança na Escola se torna um professor. Com essa formação, ele estará amplamente capacitado para organizar e realizar apresentações externas, como gestor, coordenador ou professor em instituições artísticas, culturais e sociais. 

Gostou deste artigo? Saiba como fazer uma especialização em Dança e alavanque a sua carreira no segmento!

Nova call to action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *