Entenda como a computação na nuvem está revolucionando o mercado

Entenda como a computação na nuvem está revolucionando o mercado

Nosso dia a dia tem sido, cada vez mais, tomado pela presença de novas tecnologias, da informática, principalmente no meio profissional e educacional. Um bom exemplo disso é a computação na nuvem, frequentemente usada na análise e gerenciamento de grandes volumes de dados. Seu uso proporciona uma série de benefícios operacionais, como a redução de custos administrativos, mobilidade e disponibilidade de informações.

Tendo isso em vista, elaboramos o conteúdo de hoje com o objetivo de lhe explicar melhor o funcionamento dessa tecnologia e seus impactos no mercado. Confira!

Como essa tecnologia funciona?

O armazenamento na nuvem consiste em arquivar dados de maneira remota. Se antes precisávamos utilizar programas que necessitavam de hardwares específicos para essa função, hoje podemos realizar todo o processo de compartilhamento e arquivamento de informações longe de um computador. Tudo pode ser acessado somente com a ajuda de uma conexão de internet.

Quais são as suas formas de utilização?

Usar essa ferramenta é simples! Basta criar uma conta em um dos servidores que oferecem o serviço. Feito isso, o usuário já pode enviar seus arquivos — fotos, textos, vídeos, planilhas, músicas, apresentações ou mesmo programas — para serem guardados remotamente. Sua maior vantagem é que os documentos não serão perdidos em caso de pane geral no aparelho.

Como a computação na nuvem impacta no mercado?

A tecnologia já faz parte da rotina de muitas empresas, que escolheram utilizar um sistema de armazenamento em nuvem para otimizar o dia a dia corporativo e melhorar a prestação de serviços da organização. A presença dessa ferramenta torna qualquer negócio mais competitivo, aumentando as exigências do mercado.

Entre os maiores impactos de transferir as operações para a nuvem, podemos destacar a redução de custos organizacionais, maior disponibilidade e mobilidade de dados, facilidade no gerenciamento de TI (Tecnologia da Informação), mais segurança, mais produtividade, escalabilidade operacional, mais apoio no uso estratégico de informações, etc.

No setor educacional, esse método de guardar dados fará com que as aulas convencionais sejam deixadas de lado — algo que já acontece nos cursos EaD — e assim, utilizar o tempo que sobra para a resolução de exercícios, apresentações de trabalhos e debates. Com a cloud computing, as aulas se tornarão mais dinâmicas e com horários mais flexíveis.

Quais são as opções disponíveis de armazenamento na nuvem?

Existem inúmeros servidores de armazenamento em redes que oferecem esse serviço. Grande parte deles disponibiliza espaços na nuvem de forma gratuita para usuários comuns. Já para as empresas e instituições de ensino, há a possibilidade de comprar um pacote específico para obter mais armazenamento, afinal, a demanda organizacional das companhias é muito maior do que a de um usuário comum.

Como você pode notar, a computação na nuvem já faz parte da rotina, tanto de pessoas físicas quanto de empresas, e a tendência é que essa tecnologia se popularize ainda mais. E para acompanhar as diversas mudanças e atualizações do mercado, existem muitos cursos e especializações que oferecem treinamento sobre o armazenamento na nuvem, como a pós-graduação em Redes de Computadores e Segurança.

Agora que você já sabe como a computação na nuvem afeta o mercado, venha fazer uma pós-graduação na Universidade Tuiuti do Paraná e alavanque a sua carreira!