EaD: métodos de organização de estudos para essa modalidade

EaD: métodos de organização de estudos para essa modalidade

A modalidade EaD cresce cada vez mais no Brasil. Isso porque muitos estudantes preferem o curso superior a distância devido à flexibilidade, autonomia no processo de aprendizagem e economia.

Porém, é preciso disciplina e organização para obter um bom desempenho em um curso EaD, especialmente para quem precisa conciliar trabalho e estudos. Pensando nisso, aprenda métodos de organização para aproveitar ao máximo a sua faculdade a distância sem atrapalhar a sua rotina.

Como funciona o curso EaD

modalidade EaD permite que o estudante conquiste um diploma de ensino superior sem precisar se deslocar até o campus da faculdade. Ou seja, o aluno assiste às aulas em qualquer lugar através de uma plataforma virtual.

Na Universidade Tuiuti, o estudante tem acesso às aulas gravadas por professores, além de material bibliográfico e atividades de fixação. Entretanto, uma vez por semana acontece uma aula ao vivo, para que o aluno possa tirar dúvidas instantaneamente com o professor.

Tudo isso acontece no AVA, um ambiente virtual de aprendizagem que une professores, alunos e tutores. Esse ambiente virtual oferece uma série de recursos para o aprendizado do estudante, como atividades coletivas, fóruns e trabalhos em grupo.

Na 9ª semana de cada módulo, acontecem os encontros presenciais, sendo a semana de provas e de integração do conhecimento.

O curso superior a distância é reconhecido pelo MEC e aceito pelo mercado de trabalho. Portanto, não hesite em optar por essa modalidade se você busca por maior flexibilidade e autonomia nos estudos, além de uma mensalidade mais econômica.

Mas, como se organizar para obter um bom desempenho nessa modalidade de ensino? Entenda a seguir!

6 métodos e dicas de organização de estudos

Agora que você já entendeu como funciona uma faculdade a distância, aprenda essas 6 técnicas e dicas de organização para aproveitar ao máximo a sua graduação e ser um profissional qualificado para o mercado de trabalho.

1. Defina um horário específico para os estudos

É importante criar uma rotina e o hábito de estudar. Por isso, separe um horário ideal para você se dedicar somente ao curso EaD. Defina quando começar e quando terminar os estudos, além de quais são os dias da semana para estudar e quais os dias de descanso.

Dessa forma, seus dias serão mais organizados e você terá o momento certo para estudar, para trabalhar e para descansar.

2. Faça uma lista do conteúdo que será estudado

Você separa um tempo para os estudos, mas na hora de estudar não sabe por onde começar? Isso é extremamente comum, podendo ser evitado com a criação de um cronograma de estudos.

Faça uma lista do conteúdo que deve ser estudado e defina quando e como estudará cada um. Saiba quais são os dias para assistir às aulas de determinada disciplina, quais os dias para a realização de exercícios e quais os dias para o estudo do material bibliográfico. Dessa forma, com a criação de um cronograma, os seus estudos serão organizados e otimizados.

3. Método Pomodoro

A metodologia Pomodoro é ótima para o aumento de foco e concentração, o que resulta em uma maior produtividade. Com a lista dos assuntos que serão estudados e com o horário de estudos definido por você, programe um cronômetro para a contagem de 25 minutos. Durante esses minutos, o seu foco nos estudos deve ser total. Portanto, uma dica valiosa é deixar o celular no modo avião para evitar receber notificações de redes sociais e mensagens.

Após 25 minutos de total concentração nos estudos, você pode descansar e se distrair por três ou cinco minutos. Após esse período de descanso, inicie um novo ciclo de 25 minutos.

O recomendado é que sejam feitos, pelo menos, quatro desses ciclos. Mas, se você quiser prolongar os estudos, após quatro ciclos descanse por quinze ou trinta minutos e depois comece uma nova sessão.

4. Método dos mapas mentais

A criação de mapas mentais é ideal para organizar e absorver o conteúdo aprendido. Afinal, essa técnica é uma forma prática e eficaz de recordar e interligar os conhecimentos adquiridos com criatividadeIsso pode ser feito por meio de diagramas no seu caderno, em uma lousa ou até mesmo de maneira virtual.

5. Crie metas específicas e diárias

Criar metas é uma ótima maneira de entender o que deve ser feito e se manter motivado com o seu progresso. Porém, cuidado com as metas muito genéricas! Não basta ter como meta apenas “estudar a disciplina X”, é necessário entender qual conteúdo dessa disciplina será estudado e como.

Então, um exemplo de meta específica seria: “estudar a disciplina X assistindo a três videoaulas e realizando um mapa mental para cada aula”. Dessa forma, você sabe exatamente o que deve ser feito e quando a meta foi cumprida.

6. Separe um dia para se organizar

Como você deve ter reparado, a organização dos estudos exige dedicação e tempo. Por isso, separe um dia só para se organizar.

Você pode decidir por uma organização semanal, quinzenal, mensal ou até mesmo semestral. Mas, o importante é que você pare um dia apenas para a organização dos seus estudos, de forma que o seu tempo seja otimizado nos dias seguintes.

Sendo assim, com os métodos e dicas aprendidos neste post, você terá um bom desempenho em um curso superior na modalidade EaD e estará preparado para o mercado de trabalho. Além disso, será possível aproveitar ao máximo a faculdade a distância sem atrapalhar a sua rotina.