Dicas práticas para apresentar seu projeto para o mestrado

Dicas práticas para apresentar seu projeto para o mestrado

A etapa mais importante do processo seletivo de mestrado é a apresentação de um projeto de pesquisa. Ele deve especificar o tema que o estudante pretende investigar justificando o motivo da escolha e os objetivos do estudo.

Além disso, deve definir uma metodologia e um cronograma com as etapas do projeto. Também é exigida uma lista com as referências teóricas que irão embasar o trabalho. Tudo isso para avaliar a relevância do estudo e a perícia do estudante para realizar a pesquisa.

Alcançar sucesso ao apresentar o projeto para mestrado exige domínio sobre todos os aspectos da proposta. Para que você seja bem-sucedido nessa empreitada, separamos algumas dicas práticas que irão guiar a elaboração de um projeto de qualidade. Confira!

Informe-se e peça ajuda

Apresentar um projeto para mestrado pode ser um grande desafio para quem não teve contato com a pesquisa. Por isso recomenda-se a participação em projetos de iniciação científica durante a graduação. É um ambiente onde o aluno angaria propriedade sobre os procedimentos para chegar ao mestrado bem preparado.

No entanto, mesmo quem não teve essa experiência consegue elaborar um bom projeto. Para isso, informe-se sobre as exigências da instituição por meio dos editais. Eles delimitam o que deve constar na apresentação, quais e como as temáticas podem ser exploradas.

Além disso, peça ajuda a um orientador. Ele poderá oferecer conselhos sobre o que é valorizado pelos examinadores e guiá-lo na construção de uma proposta concisa.

Escolha do tema e clareza de objetivos

Geralmente, há resistência na aceitação de temas que não se enquadram na identidade da instituição. Portanto, faça uma proposta de aderência, ou seja, relacionada às linhas de pesquisa em vigor. Descubra as vertentes de trabalho desenvolvidas pela universidade e elabore uma pesquisa que pode ajudar a desenvolver esse conhecimento.

Busque por lacunas em estudos anteriores ou um meio de levar uma nova perspectiva ao tema. Para isso, elabore um problema de pesquisa claro e objetivo. Isso significa delimitar quais questões a investigação deve responder.

Elas devem ser específicas e garantir que a pesquisa tenha um foco claro. Além disso, seja objetivo na definição de problemas, afinal múltiplas interpretações dificultam a escolha de um método adequado.

processo seletivo mestrado

Entenda as necessidades práticas do projeto

A metodologia é o guia que dita os instrumentos e métodos para coleta e interpretação de dados. Existem várias possibilidades e é preciso escolher a mais coerente com os objetivo propostos. Pesquise sobre a utilização de cada tipo, suas vantagens e limitações. Você deve estar pronto para defender a escolha feita durante a entrevista.

Outro detalhe a ser considerado são os recursos disponíveis para a realização da pesquisa. Ao definir um objetivo e o método de investigação, verifique a disponibilidade de tempo, instrumentos e financiamento para a realização. Algumas propostas também precisam passar pelo comitê de ética para confirmar sua validade.

O mestrado tem duração de dois anos e a pesquisa precisa ser realizada em paralelo às aulas, congressos e outras atividades acadêmicas. Garanta que há tempo hábil para a conclusão da pesquisa ou procure um objetivo mais simples. Além disso, verifique a disponibilidade dos instrumentos necessários na instituição.

Modelos mais complexos podem incluir viagens, parcerias com órgãos, necessidade de espaço físico, entre outros recursos. Durante a entrevista podem surgir questões sobre essa realidade prática da pesquisa. Então, informe-se e seja justo frente às possibilidades ao elaborar uma proposta.

Demonstre a relevância do projeto

No processo seletivo do mestrado, além das questões técnicas, o estudante deve demonstrar que sua proposta é valiosa. Estudos que procuram gerar conhecimento de relevância social e intelectual são os mais significativos. Curiosidade pelo tema, por exemplo, é uma justificativa fraca.

Argumentos fortes são embasados por referências de qualidade e em parâmetros atuais. Demonstre como a sua pesquisa pode contribuir para o trabalho de outros autores, criar conhecimento sobre uma área pouco trabalhada ou atualizar um tema defasado.

Ingressar no mundo acadêmico tem seus desafios, mas compensa o estudante profissional e intelectualmente. A Universidade Tuiuti do Paraná oferece programas de mestrado com linhas de pesquisa altamente relevantes.

Conte-nos qual delas você vai escolher nos comentários!

Conheça todos os Programas de Mestrado e Doutorado da TUIUTI.