Acesse o conteúdo

Design de interiores: um mercado em pleno crescimento

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Design de interiores: um mercado em pleno crescimento

Em casa ou no trabalho, todos nós nos sentimos mais à vontade em ambientes que conseguem aliar conforto, beleza e funcionalidade. Transformar esse desejo em realidade é uma missão para o profissional de design de interiores.

Neste post, você vai entender por que as perspectivas de trabalho são promissoras e quais são as atividades que poderá exercer depois de concluir a graduação. Continue a leitura!

O que é o design de interiores?

Para começar, vamos explicar o que é design de interiores. Trata-se das técnicas utilizadas para a escolha dos elementos que irão compor a decoração de ambientes internos, em residências ou empresas. É a profissionalização do bom gosto.

Ao propor soluções que estejam alinhadas às preferências e necessidades do cliente, o profissional deve otimizar o aproveitamento do espaço disponível, considerando aspectos como ergonomia, proporções, cores, tamanhos e até mesmo a matéria-prima dos móveis.

Nova call to action

Falando nisso, entre as suas principais atividades estão o desenho do mobiliário. Cada vez mais, ganha destaque o profissional que consegue incorporar a preocupação com a sustentabilidade ao projeto, optando por materiais de maior durabilidade ou que sejam provenientes de reaproveitamento, além de considerar o impacto ao meio ambiente.

Por que o mercado vive um momento promissor?

Agora que você já sabe o que faz o designer de interiores, é hora de falarmos sobre as perspectivas de mercado. E elas são promissoras: levantamento da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) constata que o setor de decoração cresceu quase 500%, no período entre 2004 e 2014.

Desempenho tão expressivo nos permite concluir que, mesmo em época de recessão, os consumidores continuam preocupados em manter um ambiente confortável e funcional.

Veja também:

Entre os fatores que ajudam a explicar esse crescimento está a ampliação da oferta e diversidade de produtos, que estão sendo comercializados a preços mais acessíveis. Papéis de parede, por exemplo, podem repaginar completamente um ambiente, sem que, para isso, seja necessária a execução de uma reforma. A criatividade é o limite.

Como isso se reflete na oferta de vagas?

Em um cenário tão promissor, o egresso do curso de design de interiores encontra oportunidades em diversas empresas. Destacam-se as vagas em construtoras e incorporadoras, além de compor equipes de escritórios de arquitetura e lojas de móveis.

Há ainda a possibilidade do profissional atuar por conta própria, atendendo a clientes residenciais e empresariais, interessados em repaginar a casa ou a sede da empresa.

Em capitais e cidades turísticas – que possuem uma rede hoteleira bem estruturada – a tendência é que o mercado esteja mais aquecido.

Você se empolgou depois de saber o que faz o designer de interiores? Baixe o e-book do curso de Design de Interiores da Universidade Tuiuti do Paraná e conheça melhor essa profissão!

Ebook Manual redçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *