Desenvolva sua empregabilidade durante a graduação!

Desenvolva sua empregabilidade durante a graduação!

A falta de emprego entre os jovens recém-formados é um fenômeno que tem assustado quem ainda está na faculdade. Isso faz com que, já na graduação, o estudante tenha de pensar suas escolhas para garantir um lugar no mercado de trabalho futuramente.

Além de investir em uma universidade com bom ensino, nome reconhecido e infraestrutura, é essencial também saber o que é empregabilidade e algumas estratégias para desenvolvê-la. Por isso, acompanhe nosso post e saiba mais!

O que é empregabilidade?

A empregabilidade é a capacidade do profissional de se inserir no mercado de trabalho, ou seja, o quanto ele é interessante para empresas e recrutadores. Envolve não só as capacidades técnicas, mas suas habilidades de relacionar-se com outras pessoas, assim como sua ética e reputação.

Como desenvolver a empregabilidade?

Saber o que é empregabilidade não é o suficiente, é preciso desenvolvê-la, não é mesmo? Por isso, acompanhe nossas dicas para você já começar a se tornar um profissional interessante para o mercado ainda na graduação!

Vá além do estágio obrigatório

Muitas faculdades pedem um estágio obrigatório para a formação do graduando, sendo necessária a supervisão de um professor e a parceria da empresa com a universidade. Mas, para desenvolver sua empregabilidade, quanto mais experiências você tiver, melhor!

O importante é não ficar parado, dedicando-se a conhecer diversos ângulos do seu fazer profissional. Claro que se você tiver perspectivas de crescimento e contratação no primeiro estágio, invista!

Mas se não estiver satisfeito ou seu contrato não for renovado, não hesite em procurar outras oportunidades. O que você não pode é deixar de buscar experiências profissionais.

Aprenda línguas estrangeiras

O inglês deixou de ser um diferencial para se tornar praticamente uma obrigação para o profissional do século XXI. Por isso, se você ainda não tem fluência na língua inglesa, a primeira prioridade deve ser resolver isso o quanto antes.

Caso você tenha já um bom domínio, mantenha seu contato com o idioma consumindo conteúdos em inglês — como podcast, blog posts e séries —, além de praticar a conversação.

Se possível, procure também investir no aprendizado de uma outra língua, como espanhol, chinês, ou francês, por exemplo. Para decidir, você pode pesquisar qual idioma é mais importante em sua área de atuação.