Acesse o conteúdo

Desenvolva sua empregabilidade durante a graduação!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Desenvolva sua empregabilidade durante a graduação!

A falta de emprego entre os jovens recém-formados é um fenômeno que tem assustado quem ainda está na faculdade. Isso faz com que, já na graduação, o estudante tenha de pensar suas escolhas para garantir um lugar no mercado de trabalho futuramente.

Além de investir em uma universidade com bom ensino, nome reconhecido e infraestrutura, é essencial também saber o que é empregabilidade e algumas estratégias para desenvolvê-la. Por isso, acompanhe nosso post e saiba mais!

O que é empregabilidade?

A empregabilidade é a capacidade do profissional de se inserir no mercado de trabalho, ou seja, o quanto ele é interessante para empresas e recrutadores. Envolve não só as capacidades técnicas, mas suas habilidades de relacionar-se com outras pessoas, assim como sua ética e reputação.

Como desenvolver a empregabilidade?

Saber o que é empregabilidade não é o suficiente, é preciso desenvolvê-la, não é mesmo? Por isso, acompanhe nossas dicas para você já começar a se tornar um profissional interessante para o mercado ainda na graduação!

Vá além do estágio obrigatório

Muitas faculdades pedem um estágio obrigatório para a formação do graduando, sendo necessária a supervisão de um professor e a parceria da empresa com a universidade. Mas, para desenvolver sua empregabilidade, quanto mais experiências você tiver, melhor!

O importante é não ficar parado, dedicando-se a conhecer diversos ângulos do seu fazer profissional. Claro que se você tiver perspectivas de crescimento e contratação no primeiro estágio, invista!

Mas se não estiver satisfeito ou seu contrato não for renovado, não hesite em procurar outras oportunidades. O que você não pode é deixar de buscar experiências profissionais.

Aprenda línguas estrangeiras

O inglês deixou de ser um diferencial para se tornar praticamente uma obrigação para o profissional do século XXI. Por isso, se você ainda não tem fluência na língua inglesa, a primeira prioridade deve ser resolver isso o quanto antes.

Caso você tenha já um bom domínio, mantenha seu contato com o idioma consumindo conteúdos em inglês — como podcast, blog posts e séries —, além de praticar a conversação.

Se possível, procure também investir no aprendizado de uma outra língua, como espanhol, chinês, ou francês, por exemplo. Para decidir, você pode pesquisar qual idioma é mais importante em sua área de atuação.

Veja também:

Desenvolva soft skills

Dominar as principais habilidades do seu fazer profissional é essencial, mas não é o suficiente para desenvolver uma empregabilidade realmente competitiva. Para isso, as soft skills podem ser o diferencial.

Esse conjunto de habilidades diz respeito à sua postura profissional, sua relação com as pessoas no ambiente de trabalho e o desenvolvimento a liderança. São exemplos de soft skills:

  • colaboração;
  • flexibilidade;
  • comunicação;
  • saber trabalhar sob pressão;
  • orientação para resultados;
  • autogestão.

Para desenvolvê-las, você pode procurar a mentoria de professores na graduação e outros profissionais, além de cursos ou livros voltados para o aprendizado dessas habilidades.

Cuide do seu networking

Por fim, não dá para falar de empregabilidade sem mencionar o networking. A rede de contatos que você cria durante toda a sua jornada profissional se inicia na graduação, e é a responsável por garantir indicações e a prioridade em processos seletivos.

As formas de trabalhar o seu networking são:

  • frequentar eventos corporativos da sua área;
  • manter seu LinkedIn atualizado com projetos e cursos que você fez;
  • ter uma postura cordial com seus colegas de estágio e faculdade;
  • conversar com professores e profissionais do mercado, procurando orientação;
  • entrar para grupos profissionais.

Agora que você sabe como desenvolver a empregabilidade, que tal continuar a ler mais dicas para se tornar um profissional atraente para o mercado de trabalho? Baixe nosso e-book “A sutil arte de ser desejado pelas empresas: um guia para iniciantes”!

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *