Descubra a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho na construção civil

Profissionais da Engenharia de Segurança do Trabalho na construção civil têm a responsabilidade de zelar pela integridade física dos trabalhadores no canteiro de obras, elaborando medidas de prevenção de acidentes para eliminar ou reduzir o risco de casualidades. Entre as suas principais funções, vale destacar a criação de equipamentos que respeitem as condições de segurança do funcionário.

Quer entender um pouco mais sobre como as duas áreas estão relacionadas? Continue acompanhando este post e confira!

Importância da Engenharia de Segurança

É no ramo da construção civil que se concentram as maiores taxas de acidentes de trabalho. Devido ao ambiente periculoso, os trabalhadores ficam expostos à uma série de riscos diariamente. Desse modo, é fundamental que a empresa para qual eles trabalham promova ações que garantam a segurança  e a saúde de todos.

Além disso, do ponto de vista do contratante, o afastamento de algum funcionário significa atrasos em projetos, diminuição da produtividade e prejuízos para a companhia. Assim, a existência da Engenharia de Segurança nesses ambientes é indispensável.

Principais riscos da construção civil

Boa parte dos acidentes ocorridos no setor são consequentes de quedas de materiais e mal funcionamento de ferramentas. Tais casualidades podem causar ferimentos graves, ou mesmo a morte do funcionário, caso as medidas de segurança adequadas não sejam tomadas.

Queda e altura

São inúmeros os trabalhadores que realizam suas atividades na construção civil em altura. Sem as medidas de segurança apropriadas, as chances de queda são bastante altas. Então, o uso de equipamentos adequados — sistema de ancoragem — para tarefas feitas acima dos 2 metros é indispensável.

Choques elétricos

Outra função da segurança do trabalho na construção civil é prevenir acidentes que causem danos à integridade física do funcionário. Um bom exemplo disso são os cargos que envolvem energia elétrica. Para evitar eletrocução, é fundamental utilizar o equipamento de segurança.

Falta de sinalização

Mais uma maneira de prevenir acidentes na construção civil é por meio da sinalização adequada. É importantíssimo que todos os pontos de risco do canteiro de obras estejam marcados de forma clara e objetiva. Para isso, é indicado utilizar placas, barreiras, fitas e sinalizações luminosas. Desse modo, os colaboradores saberão quais locais evitar e se proteger de qualquer risco.

Formas de evitar acidentes

As formas de fomentar a prevenção de acidentes dependem da escolha do administrador do projeto. A empresa deve seguir as normas estabelecidas pela equipe de Engenharia de Segurança do Trabalho, oferecendo condições adequadas, capacitação, distribuição e fiscalização do uso correto dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

Além disso, também faz parte de suas obrigações regulamentar os documentos essenciais que garantam que as normas de segurança são respeitadas. Entre eles, estão o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho), PT (Permissão do Trabalho), DDS (Diálogo Diário de Segurança), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Garantir a segurança do trabalho na construção civil é um fator indispensável para preservar a integridade física dos trabalhadores e a saúde de todos. É por essa razão que a existência de profissionais especializados no ramo se faz tão necessária.