Desafios da Educação no Brasil: você está preparado?

Desafios da Educação no Brasil: você está preparado?

A área de Educação é, sem dúvida, uma das mais importantes e estratégicas para o desenvolvimento de um país. Estar preocupado com o tema significa estar preocupado com os rumos que uma nação pode tomar.

Isso porque o pensamento na área educacional é um projeto para médio e longo prazos, já que a etapa da educação acompanha um indivíduo por quase ¼ de sua vida. E você? está alinhado com os principais desafios da Educação no Brasil hoje? Conhece as principais propostas e está preparado para articulá-las em sala de aula?

As mudanças na educação no Brasil

Estar preparado e bem articulado às mudanças que vêm ocorrendo na área educacional é uma das principais preocupações do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Tuiuti. Com mais de 50 anos de excelência na Educação de milhares de jovens, a universidade tem como premissa a qualidade do ensino e leva isso também para a sala de aula em seu curso de mestrado e doutorado em Educação.

Munir seus alunos-pesquisadores para os desafios na Educação é um dos focos do programa de mestrado e doutorado. Entender como funcionam as diretrizes instituídas pelo Ministério da Educação e os novos direcionamentos sobre o tema permitem que os alunos acompanhem sempre de forma progressista os rumos da Educação.

O futuro da Educação também passa pela tecnologia

Uma das principais discussões que está em voga em relação à Educação no país diz respeito à instituição da tecnologia em sala de aula. Uma iniciativa recente, que mobiliza a educação no sentido da preparação do aluno para a sociedade que nos cerca.

Dois temas andam em voga nas discussões acerca da educação atualmente. Não só o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), cada vez mais presentes em sala de aula como boas alternativas no apoio às atividades, mas também a discussão acerca da instituição de 40% do conteúdo do currículo escolar ministrado em EAD (aumentando em 20% o atual índice). Esses temas têm permeado o universo da Educação e abordá-los se faz premente tanto no âmbito acadêmico quanto na prática em sala de aula.

Esse pensamento crítico e visionário é um dos aspectos que diferencia o mestrado e doutorado em Educação da Tuiuti. Preparar seus alunos não só para seu papel como profissional, mas articular a prática pedagógica à perspectiva de agente construtor de uma sociedade mais humana.

A prática pedagógica como discussão acadêmica

Desde que seja possível articular as boas práticas pedagógicas, tais como a interdisciplinaridade, a relação entre escola e sociedade e ao uso das tecnologias, com a tecnologia educacional, essa articulação é salutar.

Esses temas estão sempre presentes em sala de aula nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação da Tuiuti. A proposta de produzir conhecimento na área e formar professores-pesquisadores que que utilizem o seu conhecimento e prática pedagógica para atender às demandas da sociedade é o princípio que rege o curso.

Articular pensamento crítico dos egressos, promover a investigação com temas relevantes para a prática em sala de aula e de forte impacto social. Essas são as bases do ensino na Tuiuti e que são seguidas em sua integridade no curso de pós-graduação em Educação da instituição. Quer saber mais sobre o mestrado e doutorado em Educação da Tuiuti? acesse nosso e-bo