Cursos semipresenciais: 7 dúvidas mais frequentes! Confira!

Postado por Maria Clara on 06-05-2021 9:35

Estudante de cursos semipresenciais

Os cursos semipresenciais são uma ótima opção para quem busca flexibilidade de horário e economia, além de qualidade de ensino. Por isso, fazer uma faculdade semipresencial em Curitiba é a escolha de muitos alunos do ensino superior, porém algumas dúvidas sobre essa modalidade de ensino ainda são frequentes.

Dessa forma, quem ainda tem incertezas sobre os cursos semipresenciais pode acreditar em mitos sobre essa modalidade de ensino e perder a oportunidade de investir em uma graduação de excelência. Mas não se preocupe! Leia este post até o final e tire todas as suas dúvidas agora mesmo.

Curso semipresencial é bom?

Por ainda estarmos acostumados com modelos tradicionais de ensino, é comum nos questionarmos se um novo modelo do processo de ensino-aprendizagem é bom. Mas sem dúvidas, a resposta para essa pergunta é: sim, o curso semipresencial é bom.

Além do mais, uma faculdade semipresencial em Curitiba não só é boa, como pode ser a melhor opção para a sua formação profissional. Afinal, a modalidade semipresencial une o melhor do ensino EaD e do ensino presencial, proporcionando diversas vantagens e benefícios para os estudantes. Veja alguns exemplos:

  • protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem;
  • melhor relação entre teoria e prática;
  • acesso a conteúdos e recursos digitais;
  • maior flexibilidade de horário;
  • maior economia;
  • encontros presenciais para potencializar o aprendizado;
  • maior possibilidade de networking;
  • desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado.

Por isso, não há dúvidas: o curso semipresencial é bom e pode ser a escolha ideal para a sua formação acadêmica e profissional.

Faculdade semipresencial vale a pena?

Se você deseja uma maior flexibilidade de horário e mais autonomia nos estudos, porém sem perder a experiência enriquecedora da sala de aula, então, a faculdade semipresencial vale a pena.

O processo de ensino-aprendizagem no modelo semipresencial é muito rico, uma vez que oferece as melhores vantagens tanto do ensino presencial quanto do ensino a distância. Dessa forma, vale muito a pena investir nos cursos semipresenciais e aproveitar a possibilidade de estudar com autonomia sem perder a oportunidade de se encontrar presencialmente com professores e colegas.

E não é só isso! A faculdade semipresencial também é uma ótima opção por ser mais econômica se comparada ao ensino presencial. Ou seja, vale muito a pena escolher um curso semipresencial, não é mesmo?

Leia também:

CTA-Blog_UTP_A sutil arte de ser_1-2

Como funcionam os encontros presenciais?

A faculdade semipresencial de Curitiba conta com uma carga horária dividida em 40% online e 60% presencial. Dessa forma, o estudante pode optar por um curso com encontros durante a semana (de segunda a quarta-feira) ou aos finais de semana (sexta e sábado).

Os encontros presenciais servem para reforçar a teoria aprendida por meio dos estudos a distância e desenvolver o aprendizado prático do conteúdo. Por isso, a relação entre os conhecimentos teóricos e práticos funciona muito bem nos cursos semipresenciais.

Ou seja, o aluno não precisa se locomover até o campus da universidade todos os dias da semana, pois tem carga horária presencial reduzida. Porém, o estudante não deixa de contar com encontros presenciais para interagir com professores e colegas, construir networking e colocar em prática o que foi aprendido durante os estudos online.

Os cursos semipresenciais são autorizados pelo MEC?

Sim, o curso semipresencial é autorizado pelo MEC, logo, o diploma de nível superior conquistado por meio de uma graduação semipresencial é válido e reconhecido em todo o território brasileiro.

Entretanto, vale ressaltarmos que a instituição de ensino que oferece o curso deve ser reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação. Portanto, não deixe de investir em uma universidade de qualidade e com autorização do MEC.

Os cursos semipresenciais são reconhecidos pelo mercado de trabalho?

Uma vez que o MEC autoriza o curso, o diploma de nível superior de uma faculdade semipresencial, ele é válido no mercado. Sendo assim, os cursos semipresenciais são, sim, reconhecidos pelo mercado de trabalho.

É importante enfatizarmos que, além de reconhecido, o profissional formado em uma graduação semipresencial é valorizado no mercado de trabalho. Isso porque o aluno da modalidade de ensino semipresencial desenvolve diversas competências que são cada vez mais requisitadas no mercado. Alguns exemplos são:

  • autogestão;
  • organização;
  • disciplina;
  • conhecimento de tecnologias;
  • adaptabilidade;
  • autonomia.

Portanto, não tenha dúvidas de que o mercado de trabalho vai reconhecer e valorizar o seu diploma de ensino superior de uma faculdade semipresencial.

A faculdade semipresencial é difícil?

Todos os cursos de graduação, independentemente da modalidade de ensino, exigem dedicação e empenho do aluno. No caso da faculdade semipresencial não é diferente, por isso, esteja preparado para se dedicar aos estudos e se esforçar para conquistar o seu diploma de ensino superior.

O estudante da modalidade de ensino semipresencial deve ser organizado, disciplinado e focado para cumprir com a carga horária de estudos em casa. É por isso que tantas habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho são desenvolvidas ao longo da graduação semipresencial. Entretanto, isso não significa que os cursos semipresenciais são difíceis, afinal, a instituição de ensino oferece todo o apoio e suporte para que o aluno conclua o curso com êxito.

Logo, certifique-se de escolher uma universidade que proporciona um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) acessível e intuitivo, infraestrutura de qualidade, corpo docente de excelência, tutores, um bom material didático etc. Dessa forma, enfrentar os desafios de um curso de graduação semipresencial, presencial ou a distância não vai ser difícil.

Os alunos de um curso semipresencial só podem frequentar o campus durante os encontros presenciais?

A resposta para essa pergunta é não. Afinal, os alunos dos cursos semipresenciais da Universidade Tuiuti do Paraná podem frequentar o campus sempre que desejarem. Ou seja, é possível usufruir de toda a infraestrutura da instituição a qualquer momento para potencializar os estudos.

Essa é mais uma vantagem da faculdade semipresencial de Curitiba, já que o aluno pode desfrutar do acesso a laboratórios, bibliotecas, clínicas, entre outras facilidades da instituição de ensino.

Frente a isso, foram esclarecidas as 7 dúvidas mais frequentes sobre os cursos semipresenciais; agora, você pode decidir se essa é a modalidade de ensino ideal para a sua formação acadêmica e profissional.

Quer saber mais? Então, leia, agora mesmo, sobre curso semipresencial: como funciona? Entenda essa modalidade!

Quero saber as vantagens do semipresencial!

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Topics: curso semipresencial

Vestibular Tuiuti 2022
Pós Graduação mestrado e doutorado
Pós Graduação Especialização
Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Assinatura de e-mail de blog

  

Posts por Tópico

Veja todos

Posts Recentes