Cursos de extensão: conheça a importância deles para o seu currículo!

Cursos de extensão: conheça a importância deles para o seu currículo!

Em tempos onde as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar, os cursos de extensão universitária são uma ótima oportunidade para quem está buscando por qualificação.

Mas você sabe, afinal, o que caracteriza essa modalidade? Quem pode fazer e que instituições podem oferecer esses programas? Se já tinha ouvido falar, tire as suas dúvidas, se não, entenda quais as vantagens de ter uma vida universitária.

O que é curso de extensão?

Os cursos de extensão universitária são, como o próprio nome sugere, atividades voltadas para a ampliação do conhecimento sobre determinada área, visando a aquisição de habilidades ou competências que desenvolvam suas habilidades e conhecimentos.

Como exemplos práticos, podemos mencionar uma atividade artística, o aprimoramento em um idioma com uma finalidade específica, como uma viagem de negócios, ou o aprendizado de uma nova técnica utilizada em seu dia a dia profissional.

Embora sejam ofertados por universidades, é importante ressaltar o seu caráter complementar ao de uma graduação, ou seja, o que você aprende na extensão é algo que vai além do currículo básico.

Quais as vantagens em participar de um curso de extensão?

Depois de entender o que é curso de extensão, chegou a hora de conhecer as vantagens oferecidas por essa modalidade:

O curso pode ser feito a qualquer momento…

A primeira vantagem para quem se matricula em uma atividade de extensão está no fato de que o curso pode ser feito a qualquer momento: simultaneamente à graduação, pós ou então depois da conclusão de qualquer uma destas etapas acadêmicas.

…e em qualquer lugar

Se a extensão for presencial, ela não precisa ser realizada na mesma universidade em que o estudante faz ou fez o ensino superior. Mas também há a possibilidade de optar pela modalidade a distância, na qual é necessário apenas um dispositivo conectado à internet para ter acesso aos conteúdos.

Forte caráter prático

Os cursos de extensão na Tuiuti também se caracterizam por sua curta duração, quando comparados a outras categorias. Por conta disso, as atividades são essencialmente práticas e os custos, reduzidos. Isso sem mencionar a oferta de cursos de extensão gratuitos.

Diferencial no mercado

Ao final do curso de extensão, o participante recebe um certificado. Embora o documento não possua validade acadêmica, tende a ser considerado um importante diferencial por quem está em busca de melhores oportunidades, tendo em vista que os contratantes costumam dar preferência para os profissionais mais qualificados. Atualizar seus conhecimentos é uma maneira de manter seu emprego durante a crise.

Despertar novos interesses

Por último, a passagem por um curso de extensão universitária pode ajudar a despertar novos interesses – transformando-se no incentivo que faltava para uma mudança de planos – ou então a definir os seus próximos passos na carreira. Essa experiência pode fornecer elementos que ajudam o participante a escolher a especialização ou mestrado que pretende cursar.

Depois de ler o post de hoje, você ficou com vontade de participar de um curso de extensão universitária? Compartilhe este post em suas redes sociais para inspirar os seus amigos a adotar uma atitude semelhante.